O município de Estância foi o ponto de partida da programação preparatória do 10º Congresso Estadual de Profissionais (CEP-SE), promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE). O encontro, realizado nesta quinta-feira (10), reuniu profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências, gestores públicos, representantes de entidades de classe, conselheiros, servidores e estudantes em um momento de diálogo técnico e construção colaborativa.
CONFIRA MAIS FOTOS DO EVENTO AQUI
Durante o evento, o presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz, destacou o papel do Congresso como instrumento de escuta e participação. “O CEP é um momento ímpar para os profissionais refletirem sobre os rumos das nossas áreas. A contribuição de cada um é essencial para fortalecer as profissões e propor caminhos que respondam às necessidades do país. Estamos aqui para ouvir, acolher e transformar essas contribuições em propostas concretas”, afirmou.
O presidente também agradeceu o apoio institucional do Instituto Federal de Sergipe (IFS e destacou a importância da integração entre os conselhos profissionais e as instituições de ensino na promoção de debates técnicos que contribuem para o desenvolvimento sustentável das cidades.
A conselheira Helenica Garcia, coordenadora do CEP-SE, conduziu a apresentação das etapas do 10º Congresso Estadual de Profissionais, destacando o início do processo participativo que antecede o evento estadual. “Iniciamos hoje as etapas preparatórias reunindo profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema — engenheiros, agrônomos e geocientistas — para apresentar e discutir a elaboração ou a perspectiva de elaboração de propostas que serão encaminhadas ao Congresso Nacional de Profissionais”, explicou. Ela reforçou que o objetivo é construir um documento representativo, com propostas que nascem da escuta de quem atua diretamente na base, promovendo o desenvolvimento técnico e social.
Representando o prefeito de Estância, André Graça, o secretário municipal de Infraestrutura e Habitação, Zejomár Júnior, destacou a relevância institucional do evento para o município e agradeceu ao Crea-SE por escolher Estância para abrir a programação do Congresso. “Receber um evento dessa natureza reforça o compromisso da gestão municipal com o diálogo técnico qualificado e com o desenvolvimento sustentável. A presença do Crea-SE em nossa cidade valoriza não apenas os profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências, mas também fortalece a relação entre o poder público, as instituições de ensino e os conselhos profissionais. Essa aproximação é essencial para que possamos planejar e executar projetos que respondam, de forma efetiva, às necessidades da população”, afirmou.
Representando a diretora-geral do Instituto Federal de Sergipe (IFS), professora Sônia Albuquerque, O gerente de ensino do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Carlos Mariano Melo Júnior , que no evento representou a diretora-geral da instituição de ensino, destacou a importância da parceria entre o Crea-SE e o IFS na promoção de debates que integram formação acadêmica, saber técnico e compromisso social. “Estar presente em uma iniciativa como esta é reconhecer que a educação pública, aliada ao conhecimento científico e à atuação profissional qualificada, tem papel essencial na construção de soluções para os desafios das cidades e do país. O CEP promove um ambiente de reflexão crítica e participação ativa, fortalecendo a missão de formar profissionais preparados para transformar realidades com responsabilidade técnica e compromisso com o desenvolvimento sustentável”, afirmou.
O evento também foi prestigiado pelo prefeito de São Cristóvão, Júlio Nascimento que destacou a relevância do momento. “É fundamental pensar o futuro das cidades, pois é nelas que a vida acontece. Os municípios enfrentam limitações orçamentárias, e para acessar recursos e planejar políticas públicas efetivas, precisamos de estratégias bem elaboradas. Essa discussão envolve todos: gestores, profissionais, estudantes e sociedade civil. Estamos construindo, juntos, um documento robusto para o futuro das cidades brasileiras”, disse.
Abrindo o debate técnico do evento, a palestra “Mobilidade Urbana e Acessibilidade: Planejamento para Cidades Inclusivas, Resilientes e Sustentáveis”, ministrada pela arquiteta Valéria Di Barmont Duarte, trouxe uma abordagem integrada entre os aspectos técnicos e sociais da gestão urbana. A apresentação abordou temas essenciais como infraestrutura, transporte público eficiente, acessibilidade universal e políticas públicas voltadas à inclusão. A proposta central foi refletir sobre como planejar cidades que favoreçam, de forma equitativa e segura, a integração de todos os cidadãos aos espaços urbanos. A discussão reforçou a importância do olhar interdisciplinar no desenvolvimento de soluções urbanas sustentáveis, alinhadas aos princípios de justiça social e inovação técnica.
A próxima parada da programação acontece nesta sexta-feira (11), no município de Nossa Senhora da Glória, a partir das 14h, no Campus do Sertão da Universidade Federal de Sergipe (UFS).