O Building Information Modeling, conhecido como BIM, é uma tecnologia revolucionária que vem transformando a forma como os projetos e obras são planejados, executados e gerenciados. Essa ferramenta permite a criação de modelos digitais 3D que integram todas as informações relevantes de um empreendimento, desde a escolha do terreno, estudo da viabilidade e demais etapas. Atento a esta nova demanda do mercado, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) tem apoiando iniciativas que envolvam o BIM.
Nesta quinta-feira (31), o presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz, foi um dos integrantes de um Webnar, promovido pela Descgrafphics Consulting e pela Autodesk, com o apoio do Conselho. O presidente pontuou que o BIM traz diversos benefícios, como maior precisão nos projetos, redução de erros, economia de tempo e custos, comunicação entre equipes, além de melhor planejar a manutenção durante a vida útil do empreendimento.
Durante o Webnar também foram anunciados os benefícios e facilidades de acesso ao BIM para os profissionais e empresas registrados no Crea-SE.
“O BIM deve se tornar uma prática padrão na construção civil, impulsionando a inovação e a sustentabilidade no setor. A tecnologia possibilitará uma gestão mais inteligente dos recursos, o uso de materiais de forma mais consciente e a construção de edificações mais seguras e adaptadas às necessidades da sociedade. Entendemos que enquanto Conselho precisamos viabilizar maneiras de que os nossos profissionais tenham acesso o quanto antes a essa tecnologia para que sejam absorvidos com maior facilidade no mercado de trabalho. Agradeço muito a oportunidade de ter participado desse Webnar. Foi muito proveitoso e pra gente é motivo de orgulho fazer uma parceria como essa. O Crea-SE será pioneiro em oferecer, em parceria com a Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-SE) o laboratório Desk Hub para os profissionais e empresas aqui registrados e adimplentes”, falou.
Para o presidente da Deskgraphics, Ronaldo Chaves, o estado de Sergipe tem um potencial grande e o Crea-SE é um grande incentivador do desenvolvimento da tecnologia BIM.
É muito importante a participação de uma entidade de classe tão representativa quanto o Crea-SE. Eu vejo que o estado de Sergipe é um estado onde as pessoas têm muita capacidade e muita motivação de aprender, isso é muito importante. Então essa parceria tem a finalidade, exatamente, de fazer a transferência do conhecimento, fazer com que as pessoas aprendam a tecnologia. Isso é um ganho muito grande para todo o ciclo de projetos e obras no estado”, finalizou.