
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), engenheiro Dilson Luiz de Jesus Silva, participou, em João Pessoa (PB), do VII Seminário SITAC, evento promovido pela Tecnotech que reuniu os CREAs das regiões Norte e Nordeste, além do Crea-MG, para debater avanços, integração e inovações tecnológicas no Sistema Confea/Crea.

A comitiva sergipana foi composta pela equipe de Tecnologia da Informação do Conselho — Juliana Correia (chefe do departamento) e Calliandra Tavares — e pelas representantes do Banco do Estado de Sergipe (Banese), Maraiza Cruz Sá (superintendente de Crédito e Serviços) e Maysa Santana Cruz Barreto (gerente de Serviços Bancários).
Durante sua apresentação, o presidente Dilson Luiz destacou o conjunto de ações que vêm consolidando o Crea-SE como referência em modernização e eficiência tecnológica no Sistema. Entre os pontos abordados, a parceria estratégica com o Banese, que modernizou os procedimentos de cobrança e viabilizou o uso do Pix como forma de pagamento. A integração trouxe agilidade na liberação de documentos e mais comodidade aos profissionais registrados. Além disso, a parceria possibilitou a oferta do Banese Card Elo Nanquim, cartão que garante benefícios exclusivos aos profissionais registrados no Conselho.

Outro avanço significativo apresentado pelo presidente Dilson foi projeto de automação da Dívida Ativa, desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação do Crea-SE. A iniciativa tornou os processos administrativos mais seguros e eficientes, ampliando o controle e a transparência na gestão das informações financeiras do Conselho.
Para o presidente Dilson Luiz, a transformação digital do Crea-SE reflete o compromisso da gestão com a inovação, a eficiência e o fortalecimento institucional. “A tecnologia é um instrumento essencial para aproximar o Conselho dos profissionais e tornar nossos serviços mais acessíveis, ágeis e confiáveis. Estamos investindo em soluções que simplificam processos, ampliam a transparência e fortalecem a integração com o Sistema Confea/Crea”, destacou.

Em reconhecimento às iniciativas e resultados alcançados pelo Crea-SE, Sergipe foi escolhido para sediar o VIII Seminário SITAC, previsto para 2026. “A decisão reforça o protagonismo do Conselho sergipano na área de tecnologia e gestão da informação dentro do Sistema Confea/Crea, consolidando o estado como polo de referência em inovação institucional”, avalia o presidente do Crea-SE.
Na ocasião, os sócios da Tecnotech, Wanderson Câmara e Silvano Maia, apresentaram as mais recentes evoluções do Sistema de Informação e Comunicação dos Creas (SITAC), com foco em integração, segurança, automação e usabilidade. As melhorias visam fortalecer a infraestrutura tecnológica dos Conselhos, garantir maior desempenho e ampliar a experiência do usuário.
Visita técnica
Como parte das ações voltadas à modernização e ao fortalecimento da infraestrutura tecnológica, o presidente Dilson Luiz, acompanhado da equipe de Tecnologia da Informação do Conselho, realizou uma visita técnica ao Data Center da HostDime Brasil, localizado em João Pessoa (PB).
A HostDime é um data center de hospedagem in-location (ou colocation), reconhecido pela alta disponibilidade de recursos como energia e resfriamento, servidores dedicados e serviços em nuvem, oferecendo segurança, escalabilidade e conectividade de alto desempenho. Durante a visita, o Crea-SE conheceu de perto a infraestrutura onde está hospedado todo o ambiente de Tecnologia da Informação do Conselho- ligada ao SITAC-, que integra e gerencia os principais processos administrativos e operacionais do Sistema Confea/Crea. A escolha pela HostDime garante que a infraestrutura de TI do Crea-SE opere em um ambiente com redundância, conectividade robusta e conformidade com os mais rigorosos padrões de segurança da informação, assegurando alto desempenho, disponibilidade e proteção dos dados institucionais.




