
Do campo às cidades, a engenharia, a agronomia e as geociências constroem o futuro e o Crea-SE está onde esse futuro acontece. Quem visita o estande do Conselho na 80ª Soea, em Vitória (ES) pode conhecer um pouco mais do trabalho que tem sido desenvolvido em Sergipe. Trabalho de fiscalização, valorização dos profissionais, de oferta de capacitação, de orientação e de divulgação, sempre com foco na inovação, na gestão estratégica e na sustentabilidade.

Além de conhecer sobre todas essas ações, os visitantes também conhecem mais sobre as nossas potencialidades econômicas ligadas às engenharias, a agronomia e às geociências e ainda sobre as potencialidades turísticas. O Governo de Sergipe e a Prefeitura de São Cristóvão e a Prefeitura de Malhador apoiam esta ação com a divulgação dos nossos pontos turísticos e a degustação de algumas das nossas iguarias como o amendoim cozido e o bricelet.
“Amei o amendoim cozinho, uma delícia, preciso ir para Sergipe”, disse a engenheira Milena Santos.
“O bricelet é uma graça. Além de ser uma delicia, traz muita história consigo. Culinária é isso e aqui tô vendo que Sergipe te muito a ser desbravado, a ser conhecido”, falou o engenheiro agrônomo Fernando Caldas

O Bricelet é oficialmente Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Sergipe. A iguaria, cujo lucro no passado ajudava a manter o antigo Orfanato Imaculada Conceição, estabeleceu-se ao longo do tempo como um dos um dos atrativos culturais e turísticos da cidade de São Cristóvão e hoje encanta sergipanos e turistas com seu sabor cítrico suave.

O amendoim cozido também é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Sergipe. É que a forma de preparo dele, é única no país. Depois de arrancado da terra é cozido na água, sal e limão. A produção se concentra na Zona Rural de 38 municípios.
Sergipe vai sediar a 81ª Soea em outubro de 2026. Diante disso, este ano, o estande do Crea-SE ocupa posição de destaque para que os profissionais de todo o país já comecem a conhecer um pouco do que os espera.
“Estamos fazendo uma divulgação excelente. Sergipe é um destino que todos querem conhecer e não poderíamos deixar de mostrar aqui nossas potencialidades, nossas iguarias, o que Sergipe tem melhor. Para isso, contamos com o apoio do Governo de Sergipe, da Prefeitura de São Cristóvão e ainda da prefeitura de malhador”, agradeceu.
O diretor de Captação de Eventos da Secretaria de Turismo de Sergipe, Hugo Julião, destacou a participação do Governo do Estado, que enviou técnicos, para além de apoiar na divulgação, acompanhar todos os detalhes sobre a estrutura para realização em Aracaju.
“A 81ª Soea vai ser o maior evento de todos os tempos da área técnico-científica já realizado em Sergipe e nós queremos que a realização em Aracaju se torne um marco e uma referência para o Brasil”, falou.
“Estamos acompanhando tudo, monitorando para que a edição de Sergipe seja um sucesso. A Soea em Aracaju vai ser um modelo para o Brasil”, disse o Edson de Macedo, assessor especial de gabinete da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur).
Para o prefeito do município e São Cristóvão, Júlio Nascimento, divulgar Sergipe é necessário e a 80ª Soea, em Vitória (ES) é uma grande oportunidade para isto.
“Sergipe nasceu em São Cristóvão. É a primeira capital do estado. Trouxemos nossas queijadinhas, trazendo história, tradição e atraindo milhares de profissionais para que estejam em Sergipe na Soea de 2026”, falou.
A delegação do Crea-SE participa da 80ª Soea com o apoio da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea. A Mútua, como braço assistencial do Confea/Crea, tem papel fundamental ao fomentar a participação ativa dos regionais nestes eventos de grande porte.
A Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) é o maior evento nacional da área tecnológica. Realizado desde 1940, o evento, que é promovido pelo Sistema Confea/Crea, em parceria com a Mútua, reúne milhares de participantes dos quatro cantos do país, que debatem temas diretamente ligados ao desenvolvimento e à infraestrutura brasileira.
O tema desse ano é “Engenharia, Agronomia, Geociências, Sustentabilidade e Transformação Digital: Projetando Caminhos para o futuro do Brasil”. Uma excelente oportunidade para demonstrar as evoluções da área tecnológica, dos profissionais e da representação profissional do Sistema Confea/Crea e Mútua.
Reconhecida por sua importância na contribuição para a evolução da área tecnológica nacional, mais uma vez a engenharia e a agronomia estarão comprometidas em debater e propor as melhores soluções para o futuro do Brasil.


