Diante da necessidade de esgotamento de algumas pautas foi realizada, virtualmente, na tarde desta quinta-feira a Sessão Plenária Extraordinária nº 174. Foi aprovada a composição do plenário do Crea-SE para 2026 e ainda a recomposição do Grupo de Trabalho (GT) do Manual do Condomínio.
A renovação do terço acontece anualmente e envolve a participação de instituições de ensino superior e entidades de classe, que indicam seus representantes para compor o Conselho. O Crea-SE analisa as documentações e após aprovadas, acontece a homologação da composição do plenário.
O plenário em 2026 manterá sua composição com 32 conselheiros, sendo 26 indicações de Entidades de Classe (EC) e 6 indicações das Instituições de Ensino (IES). Com essa aprovação, as câmaras especializadas serão compostas da seguinte forma: CEEC – 16 (EC: 14/ IES: 2); CEEE – 4 (EC: 3/ IES:1); CEEMM – 4 (EC: 3 / IES: 1); CEAGR – 4 (EC: 3/ IES: 1) e CEEQGMST – 4 (EC: 3/ IES: 1). O processo segue para homologação do Confea.
“Os conselheiros são muito importantes. Precisamos cada vez mais melhorar o desempenho do Conselho e depende muito da indicação e dos Conselheiros que vêm representando cada entidade de classe. A renovação é necessária para que o maior número possível de profissionais possa participar das eleições e possa vir ao Conselho conhecer as atividades e perceber como é importante a atividade que cada conselheiro desempenha aqui dentro”, disse o presidente do Crea-SE.
Manual do Condomínio
A recomposição do Grupo de Trabalho (GT) do Manual do Condomínio entrou em pauta por conta da necessidade readequação. O grupo estádiscutindo a formatação do manual que vai orientar síndicos e profissionais do setor imobiliário quanto à importância e obrigatoriedade da presença de profissional responsável técnico para qualquer obra/serviço seja ela interna ou externa, além de outros temas. O GT é formado pelos engenheiros Antônio Vieira, Altamir Bomfim, Leonardo Medina, André Araújo e Gessé Romão.