Crea-SE inicia série de fiscalizações em grandes indústrias de Sergipe

O município de Pacatuba, no interior de Sergipe, foi o ponto de partida para uma série de fiscalizações a serem realizadas pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) em grandes indústrias instaladas no Estado. A ação, que teve início nesta quinta-feira (7), marca o começo de uma agenda intensa de visitas técnicas programadas para o mês de agosto.

Sob a coordenação da Coordenadoria de Fiscalização, as atividades têm como principal objetivo verificar o responsável técnico e o quadro técnico das empresas, além de identificar as atividades desenvolvidas por prestadores de serviços. Um dos focos da ação é a análise das intervenções técnicas realizadas durante as paradas programadas das plantas industriais — períodos em que são executadas manutenções de alta complexidade e relevância operacional, que exigem elevado grau de responsabilidade e competência técnica.

A iniciativa vai além do cumprimento da legislação profissional. É uma medida de proteção à sociedade, de valorização dos profissionais das engenharias, agronomia e geociências e de fortalecimento das boas práticas dentro do ambiente industrial.” Ao assegurar que apenas profissionais legalmente habilitados conduzam as atividades técnicas, o Crea-SE contribui para a segurança das operações, a integridade das estruturas e a prevenção de acidentes — aspectos que impactam diretamente trabalhadores, comunidades e o setor produtivo como um todo”, ressalta o presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz de Jesus Silva.

As indústrias que compõem o roteiro de fiscalização atuam em áreas estratégicas para a economia sergipana, como cimento, energia, alimentos e bebidas, fertilizantes e produtos químicos. São empresas que geram empregos, movimentam a economia e exigem um alto nível de responsabilidade técnica em suas operações. “Nesse contexto, a fiscalização  é essencial para garantir que o desenvolvimento industrial ocorra com qualidade, segurança e respeito às normas”, reforça o coordenador de Fiscalização do Crea-SE, Raphael ao reforçar que a fiscalização é uma ferramenta de orientação e prevenção. Ao todo, sete grandes indústrias serão fiscalizadas nesta etapa.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *