Crea-SE encerra programação preparatória do CEP-SE em Nossa Senhora da Glória

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) concluiu, nesta sexta-feira (12), no município de Nossa Senhora da Glória, a série de eventos preparatórios para o 10º Congresso Estadual de Profissionais (CEP-SE). A atividade foi realizada no Campus Sertão da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e contou com ampla participação de profissionais, conselheiros, representantes do poder público, professores e estudantes dos cursos de Engenharia da UFS- Campus Sertão- e do Instituto Federal de Sergipe (IFS).

A abertura da programação foi conduzida pelo presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz, que ressaltou a importância da mobilização dos profissionais na construção das propostas que serão levadas à etapa estadual do Congresso, programada para os dias 23 a 25 de julho, na sede da AEASE, em Aracaju.

Durante sua fala, o presidente destacou o protagonismo do município de Nossa Senhora da Glória como polo regional da Engenharia, enfatizando seu papel no desenvolvimento da região, especialmente no fortalecimento da cadeia produtiva da bacia leiteira. Ele também agradeceu a expressiva presença dos estudantes no encontro e reforçou o compromisso do Crea-SE com ações que incentivem o ingresso de jovens nos cursos de Engenharia, Agronomia e Geociências.

É fundamental valorizar e incentivar os futuros profissionais. A Engenharia é uma carreira estratégica para o desenvolvimento sustentável do Brasil. O Crea-SE apoia iniciativas que aproximem os estudantes da prática profissional e dos debates que constroem o futuro da nossa área”, afirmou.

A secretária municipal de Obras de Nossa Senhora da Glória, Mesiane de Santana, representando a prefeita Luana Oliveira, também participou da abertura do evento. Em sua fala, ela parabenizou o Crea-SE pela realização da iniciativa no município e destacou a relevância da parceria institucional.
“Parabenizo o Crea-SE por essa ação tão significativa para o nosso município. A escolha de Glória como sede de uma das etapas preparatórias do Congresso reforça a importância do interior no debate técnico e nas decisões que impactam o desenvolvimento das cidades. Essa parceria com o Conselho é essencial para fortalecer políticas públicas e projetos estruturantes que atendam à nossa população”, ressaltou.

O professor Marcos Eric Barbosa Brito  do curso de Engenharia Agronômica do Sertão, e do Programa de Pós Graduação em Recursos Hídricos da UFS- Campus Sertão, que representou o diretor-geral da instituição Prof. Dr. Maycon Fagundes Teixeira Reis, também destacou a relevância da parceria entre universidade e Conselho profissional, reforçando a necessidade de ampliar espaços de diálogo entre academia, setor produtivo e poder público para o fortalecimento da formação técnica e científica.

A coordenadora do CEP-SE, conselheira Helenice Garcia, agradeceu à Universidade Federal de Sergipe (UFS) pela parceria institucional e pela cessão do espaço do Campus Sertão para a realização do evento. “A UFS tem sido uma parceira fundamental nessa jornada de construção coletiva. A abertura das portas do Campus Sertão para acolher esta etapa preparatória é um gesto que reafirma o compromisso da Universidade com o desenvolvimento técnico, científico e social do nosso estado”, afirmou.

A coordenadora também reforçou o convite para a próxima etapa. “Encerramos aqui os encontros preparatórios com a certeza de que estamos no caminho certo. Agora, seguimos para a realização do 10º Congresso Estadual de Profissionais, que acontecerá de 23 a 25 de julho, em Aracaju, na sede da AEASE. Será um momento estratégico de consolidação das propostas que surgiram a partir da escuta ativa dos profissionais. As propostas aprovadas no CEP-SE serão levadas ao 12º Congresso Nacional de Profissionais, que ocorre em Vitória-ES, nos dias 10 e 11 de outubro de 2025, concluiu.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *