Crea-SE fortalece parceria com órgãos de fiscalização na proteção da Bacia do Rio São Francisco

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) reforça sua atuação conjunta com os órgãos organizadores da 8ª Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) na Bacia do Rio São Francisco, contribuindo tecnicamente para a preservação desse importante patrimônio natural. A iniciativa, coordenada pelos Ministérios Públicos Federal, Estadual,  do Trabalho e de Contas, além do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), mobiliza cerca de 150 profissionais de 26 instituições para fiscalizar e orientar sobre o uso sustentável dos recursos naturais.

A operação tem como foco a fiscalização e orientação sobre o uso sustentável dos recursos naturais, abrangendo diversos setores que impactam o meio ambiente e a segurança da população.

A importância da ação

A Fiscalização Preventiva Integrada é uma estratégia essencial para proteger os ecossistemas da Bacia do Rio São Francisco, garantindo que as atividades econômicas desenvolvidas na região ocorram de maneira responsável e dentro das normas ambientais. A ação visa combater práticas ilegais que podem comprometer a biodiversidade, os recursos hídricos e a qualidade de vida das comunidades locais.

O papel do Crea-SE na FPI

O Crea-SE atua diretamente na fiscalização de setores estratégicos, fornecendo suporte técnico para garantir que as atividades realizadas estejam em conformidade com as normas de engenharia e segurança. Os fiscais  estão em campo monitorando agrotóxicos, extração mineral, transporte fluvial, ocupação de áreas ribeirinhas, além de atuar no combate ao tráfico de animais, pesca predatória e desmatamento. O objetivo é garantir a segurança, a sustentabilidade e o uso responsável dos recursos naturais.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *