Com o objetivo de modernizar o Sistema ORSE – Orçamento de Obras de Sergipe e fortalecer a transparência e a eficiência na gestão dos recursos públicos, o Crea-SE propôs a criação de um grupo de trabalho multidisciplinar. A iniciativa prevê a participação do Conselho, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), de instituições de ensino superior – como UFS, IFS, UNIT e Pio Décimo – e de outros agentes estratégicos, visando a atualização da ferramenta, essencial para o planejamento e execução de obras públicas no estado.
A proposta foi apresentada durante visita institucional do presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz, à Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (CEHOP). Em reunião com o presidente da Companhia, engenheiro civil Jorge Henrique César, foram debatidas estratégias para a valorização das engenharias, a qualificação do quadro técnico e a modernização do ORSE como peça-chave para uma gestão mais eficiente dos investimentos em infraestrutura.
O presidente do Crea-SE destacou que a atualização do ORSE não apenas qualificará os processos de elaboração de orçamentos, mas também impactará diretamente na eficiência da gestão dos recursos públicos, evitando distorções nos custos das obras e garantindo mais previsibilidade às contratações governamentais.
“A criação desse grupo de trabalho permitirá que a engenharia, a arquitetura e a academia atuem em conjunto para garantir um banco de dados mais atualizado, dinâmico e condizente com as necessidades do estado. A transparência na precificação das obras públicas é um pilar essencial para assegurar que os investimentos sejam aplicados de forma responsável e com o máximo de eficiência”, ressaltou Dilson Luiz.
“O apoio do Crea-SE nesse processo é fundamental, pois agrega a expertise técnica necessária para modernizar essa ferramenta estratégica. Além disso, a participação de diferentes instituições e especialistas no grupo de trabalho permitirá uma abordagem multidisciplinar, resultando em um ORSE mais moderno, eficaz e alinhado às demandas do setor. Esse esforço conjunto fortalecerá a gestão dos recursos públicos e aprimorará os processos de contratação e execução de obras no estado”, avalia o diretor presidente da CEHOP, Jorge Henrique.
O encontro contou com a participação de Ângelo Diego, presidente da Associação Profissional dos Geólogos no Estado de Sergipe, além dos assessores da CEHOP: Maria Aparecida Nascimento (Gerente de Projetos), Rosina Maria de Fátima Rocha (Diretora de Orçamentação, Projetos e Serviços) e André Luiz Mendonça (Diretor Técnico).