A segunda reunião ordinária do Colégio de Presidentes, realizado em Palmas-TO, terminou nesta sexta-feira (21). Foram dois dias de discussões intensas sobre pautas que melhoram o exercício das profissões das áreas de engenharia, agronomia e Geociência.
O Crea-SE defendeu a isonomia entre profissionais que trabalham em instituições federais de ensino, reafirmando seu compromisso com a equidade no tratamento entre os pares. Essa iniciativa foi motivada pelo descontentamento de profissionais das engenharias e também da arquitetura, que notaram tratamento desigual em comparação a outros profissionais que trabalham nas instituições. Eles têm feito uma mobilização nacional, solicitando apoio aos Creas. Durante o CP, o presidente do Crea-SE, Dilson Luiz, pediu que os Creas reforcem esse movimento.
O presidente também apresentou as ações que estão sendo desenvolvidas nos últimos meses com o objetivo de ampliar a fiscalização e de melhorar o andamento das atividades no Conselho. Entre as ações mais recentes, está uma parceria com a Polícia Federal, que deve ser efetivada nos próximos dias.
Na ocasião, o presidente Dilson Luiz, aproveitou para convidar os presidentes de creas a participarem do Fórum Norte Nordeste da Indústria da Construção Civil -FNNIC, que acontece nos dias 29 e 30 de maio, também em Palmas.
“O Fórum é uma grande oportunidade de estimular o crescimento do setor de obras públicas e também o imobiliário. Participam grandes nomes do cenário nacional, dos governos, da Caixa. Portanto, é um momento salutar para todos que fazem o Sistema Confea/Crea/Mútua”, pontuou.
Dilson Luiz ainda destacou a participação do vice-presidente do Crea-SE, Abraão Vieira, nesta reunião do CP.
“Entendo que a gestão deve ser compartilhada, sendo assim, nosso vice-presidente vai estar participando de alguns eventos, por isso, veio ao CP para que eu pudesse lhe apresentar aos presidentes dos Creas que, com certeza, o acolherão quando ele estiver em nossa representação, levando nossas pautas”, finalizou.
A próxima reunião do Colégio de Presidentes acontece em maio, na cidade de Teresina, no Piauí.