Presidentes dos Creas da Região Nordeste discutem revisão das Normas da ABNT no primeiro dia de encontro

Coordenador do Fórum Nordeste e presidente do Crea-SE, Jorge Roberto Silveira conduz a reunião

Presidentes dos Creas dos nove estados do Nordeste estão reunidos em São Luis, no Maranhão. O Fórum, coordenado pelo engenheiro civil Jorge Roberto Silveira, presidente do Crea-SE, é o segundo do ano, e traz na pauta temas importantes voltados para a melhoria do Sistema Confea/Crea e de interesse dos profissionais.

O primeiro dia de atividades foi marcado por apresentação de propostas e ações de cada Conselho que, em comum, reforçam a necessidade e a importância de ações integradas para o fortalecimento da Engenharia, Agronomia e Geociências na região Nordeste.

No Fórum, os presidentes defenderam a participação do Sistema Confea na revisão das Normas Técnicas junto à ABNT. A proposta é a criação de uma coordenação para monitorar todo o processo de revisão, assegurando, desta forma, a participação efetiva dos Creas.

O primeiro dia de programação também foi marcado pela discussão sobre a implantação da Certidão de Acervo Operacional. Os presidentes aprovaram a realização de um encontro de assessores técnicos com o objetivo de ampliar as discussões sobre o tema e alinhar medidas para padronizar o processo de implantação.

A pauta também trouxe para a discussão a retomada das obras da Ferrovia Transnodestina, importante empreendimento para o desenvolvimento da região nordeste do Brasil. Os presidentes aprovaram a elaboração de um documento técnico para respaldar e reforçar a necessidade da conclusão desse projeto.

O documento que terá a assinatura coletiva dos Conselhos será entregue ao governador da Paraíba, o engenheiro civil João Azevêdo Lins, também presidente do Consórcio dos Governadores do Nordeste, que viabilizará o envio ao Governo Federal.

O Fórum encerra nesta sexta-feira com a apresentação do plano de ações do Programa Mulher da Região Nordeste e a definição de metas e planejamento para mais uma ação de fiscalização voltada para a rede hoteleira do Nordeste.