Sema implantará Agenda Ambiental

Sema_AgendaAmbiental

Até o fim deste ano a Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju (Sema) deverá adotar a Agenda Ambiental na Administração Pública, conhecida como A3P. A medida é coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e tem o intuito de promover a responsabilidade socioambiental e a adoção de práticas sustentáveis no setor público.

“Para que a Agenda tenha êxito é preciso o engajamento individual e coletivo de quem compõe a administração pública. Para manter o comprometimento dos gestores às mudanças de hábitos, o programa será iniciado pela Sema. A previsão para que os demais órgãos da administração municipal implantem a Agenda é 2015”, declarou o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos.

A Agenda Ambiental na Administração Pública é capaz de promover a economia de recursos naturais e a eficiência de gastos institucionais, portanto deve ser vista como um conjunto de medidas que propiciam ganhos significativos para o alcance da sustentabilidade ambiental. Nesse processo, qualquer instituição da administração pública pode implantar a A3P, basta somente atender às necessidades do presente, sem comprometer as gerações futuras, como preconiza o conceito de Desenvolvimento Sustentável adotado desde a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92).

“O tema responsabilidade socioambiental no setor público não deve estar somente em discussões de seminários, encontros, workshops ou oficinas, mas deve ser colocado em prática, através de ações integradas e mobilizadoras. Dessa forma, é possível sim atender à demanda do presente e promover ações sustentáveis com o olhar nas gerações futuras e, nesse processo, a Sema já se articulou e tem traçado um plano de trabalho dividido em seis eixos temáticos”, explicou o coordenador da A3P, Cleverton Costa Silva.

Os eixos temáticos da A3P que o coordenador menciona são: uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos gerados; melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação dos servidores; contratações de bens e serviços com sustentabilidade e implementação de critérios para construções sustentáveis.

Para participar da A3P e desenvolver projetos destinados à implementação da Agenda, o gestor público precisa assinar o Termo de Adesão junto ao Ministério do Meio Ambiente. “Não é algo complicado ou impossível de implementar dentro do órgão público. O próprio Ministério do Meio Ambiente disponibiliza um modelo de Plano de Gestão Socioambiental. Enfim, basta apenas o comprometimento dos gestores com o meio ambiente através da conservação racional dos recursos naturais”, salientou Matos.

 Fonte: Correio de Sergipe


Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE

Luciana Braga – Assessora de Comunicação
Telma Luiza Lima – Criação e Design
Jéssika Cruz – Estagiária

Contatos: ascom@crea-se.org.br | (79) 3234-3000 | 3234-3012

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.