Relator sinaliza com parecer favorável ao projeto de lei que institui carreira de estado para engenheiro e agrônomo

Na tarde dessa quarta (16), o senador Romero Jucá (PMDB-RR), relator do PLC 13/13, que define a carreira de engenheiro e agrônomo como de estado, antecipou sua decisão de conceder parecer favorável ao projeto que está para entrar na pauta da Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Participaram da reunião, com o presidente do Confea, os presidentes do Crea do Estado de Roraima, engenheiro civil Marcos Camoeiras; de Rondônia, engenheiro civil Nélio Alencar;  do Acre, engenheiro civil Amarildo Uchôa, e o assessor parlamentar do Confea, Pedro Lopes,  no  Senado Federal.

Durante a reunião, o presidente José Tadeu explicou a importância desse projeto para o Brasil. “A aprovação dessa proposta representa um projeto de país, que reconhece os profissionais que contribuem para o desenvolvimento da nação”, disse Tadeu.  Jucá reforçou esse entendimento ao afirmar que o projeto é uma distinção justa para a carreira. “Não é uma questão corporativa é de justiça”, afirmou o senador.

O PLC 13/13 caracteriza como essenciais e exclusivas de Estado as atividades exercidas por engenheiros, arquitetos e engenheiros agrônomos ocupantes de cargo efetivo no serviço público federal, estadual e municipal.

Jucá lembrou a importância de os profissionais se mobilizarem para aprovação da proposta junto à CCJ. Ele sugeriu que os representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua se reunissem com o presidente da comissão, senador Vital do Rêgo. Antes de encerrar a audiência, o presidente do Confea assegurou ao senador que cada presidente de Crea entraria em contato com os senadores de seus estados para conscientizá-los da importância da proposta.

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea