Presidentes dos Creas Nordeste aprovam cinco propostas para pauta do CP

Primeira reunião de 2023 do Fórum de Presidentes dos Creas Nordeste, em Aracaju

O Fórum de Presidentes dos Creas Nordeste encerrou nesta terça-feira(4/4) sua programação, em Aracaju, com a aprovação de cinco propostas para a pauta do Colégio de Presidentes (CP) que será realizado no período de 17 a 19 deste mês, em Recife (PE). Na capital sergipana, as lideranças se reuniram por dois dias para discussão de demandas específicas de cada regional e para tratar de temas atuais e relevantes para a Engenharia, Agronomia e Geociências. Os participantes também trocaram experiências e ideias sobre as melhores práticas e soluções para os desafios enfrentados pelo setor no Nordeste.

CONFIRA AQUI MAIS FOTOS DO FÓRUM

Durante dois dias presidentes dos Creas Nordeste estiveram reunidos na capital sergipana

Entre as propostas aprovadas está a alteração do art. 7º da Resolução 1.066/2015. A propositura, apresentada pelo presidente do Crea-PE, Adriano Lucena visa igualar os critérios de concessão de desconto de até 90% no valor da anuidade, para os profissionais seniores, tanto do sexo masculino, quanto do sexo feminino, estabelecendo nos referidos casos a partir de 60 anos de idade ou 30 anos de registro no Sistema Confea/Crea. Atualmente, o desconto para homens começa aos 65 anos, enquanto para mulheres a partir dos 60 anos.

Na reunião, os presidentes também propuseram colocar na pauta do próximo Colégio de Presidentes, a discussão sobre um novo cronograma para implantação do SEI Multiórgãos, plataforma de gestão de documentos e processos eletrônicos, que traz importantes benefícios em relação à transparência, eficiência e economia de recursos. A sugestão foi apresentada pelo presidente do Crea-BA, Joseval Carqueija.

Outro item aprovado pelo Fórum para ser colocado em discussão no CP refere-se ao andamento do processo de apoio do Confea com o PDV dos Creas. Os presidentes também discutiram a aprovaram a proposta de revisão das diárias para a Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA) que será realizada no período de 8 a 11 do próximo mês de agosto, em Gramado (RS).

SOEA 2024

E por falar em SOEA, a Bahia é candidata a realizar o evento no ano de 2024. A proposta apresentada pelo presidente do Crea-BA foi aprovada no Fórum e agora será encaminhada para avaliação no Colégio de Presidentes.

Programa Mulher

Outro assunto em pauta aprovado no Fórum foi à participação das coordenadoras do Programa Mulher nos Fóruns de Presidentes dos Creas Nordeste. A sugestão apresentada pela presidente do Crea-AL, Rosa Tenório tem com o objetivo ampliar e fortalecer as ações do Programa na região.

Jorge Roberto Silveira, presidente do Crea-SE

O coordenador do Fórum e presidente do Crea-SE, Jorge Roberto Silveira destacou a relevância da reunião. “Encerramos a primeira edição do Fórum de Presidentes dos Creas Nordeste do ano de 2023 com um balanço positivo e produtivo das discussões realizadas, as quais culminaram em propostas importantes que agora serão encaminhadas ao Colégio de Presidentes para análise. O trabalho realizado nesses dois dias de reunião reforça o compromisso das lideranças com os profissionais da região Nordeste; do Sistema e com a sociedade em geral”, ressalta o coordenador.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.