Lideranças prestigiam posse da nova diretoria da Mútua – Caixa de Assistência

Ludke, Lins, Periquito, Vitor Hugo, Krüger, Pimenta, Almeida, Dacal, Castro

Ao lado de lideranças profissionais e políticas, o presidente do Crea-SE, Jorge Roberto Silveira prestigiou a posse da nova diretoria da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea. Realizada no Clube de Engenharia de Brasília, na manhã da terça-feira (24/08), a cerimônia marcou o início dos trabalhos da sessão plenária 1.575, do Confea.

“Desejo aos novos diretores sucesso na gestão e aqui coloco o Crea-SE à disposição, no sentido de contribuir para as ações e metas estabelecidas neste novo ciclo da Mútua”, disse o presidente, Jorge Silveira.

À frente do braço social do Confea para o triênio 2021/2024, na Diretoria Executiva (Direx) da Mútua estarão: o eng. agr. Francisco Almeida, diretor presidente; o eng. agr. Arício Resende, diretor financeiro, o eng. civ. Carlos Vilhena, diretor de benefícios; a eng. agr. Giucélia Figueiredo, diretora administrativa, reeleita para o segundo mandato, o geólogo Waldir Duarte Costa Filho, diretor de tecnologia.

“Queremos acolher os profissionais do Sistema e levar a eles o sentimento de pertencimento da Mútua”. Com essa afirmação, o diretor da Mútua, Francisco Almeida iniciou seu discurso de posse, ocasião em que pediu a colaboração do deputado Vitor Hugo para a criação de um Projeto de Lei que implante no Brasil a residência técnica dos engenheiros.

Ao falar sobre aumentar o número de associados da Mútua, informou que “somente 17% dos profissionais registrados no Sistema Confea/Crea conhecem a Mútua”, que tem 140 mil sócios contribuintes e uma receita prevista de R$ 440 milhões para o próximo ano. “Comunicação com a sociedade, dar transparência à administração, valorizar a ética e buscar um trabalho eficiente são algumas das minhas principais metas”, disse o diretor.

Em sua fala, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger defendeu uma ação coletiva em prol da Caixa de Assistência e a descentralização e autonomia das Caixas regionais.  “Precisamos avançar nos benefícios oferecidos e chegar mais próximo dos profissionais. Temos grandes desafios a serem enfrentados e confio muito na nova diretoria. Em conjunto, com zelo e preocupação com o compromisso que o plenário do Confea tem com os profissionais, temos certeza de que vamos avançar”, afirmou Krüger.

Na cerimônia, o presidente do Confea destacou o trabalho junto ao Congresso Nacional que resultou em ações fundamentais para os profissionais do Sistema. A primeira refere-se na retirada da PEC 108/2019, originada no Ministério da Economia e que dispunha sobre a natureza jurídica dos Conselhos Profissionais.  A segunda trata do acordo com o Governo Federal que possibilitou a permanência da Lei 4.950-A/1966, que regulamenta o Salário Mínimo Profissional e excluiu o artigo que interferia na atividade de profissionais de Engenharia Elétrica, colocando em risco toda a sociedade ao dispensar a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de instalações elétricas até 140 kV”.

Na ocasião, o presidente, Joel Krüger apresentou um desagravo ao ministro da Educação, Milton Ribeiro. “O Ministro foi extremamente infeliz ao afirmar que ‘os cursos superiores são para poucos” e ao defender a separação das crianças com algum tipo de deficiência porque segundo o Ministro “são de impossível convivência’. Defendo aqui com muita convicção que a faculdade deve ser uma opção para qualquer estudante e  que crianças e pessoas com deficiência não são problemas nas escolas. É solução”, enfatiza Joel.

Prestigiaram o evento, o deputado federal Vitor Hugo (PSL-GO) e Jorge Periquito, chefe de gabinete, representando o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG).  Também presentes, presidentes de Creas, da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab) e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), conselheiros e ex-conselheiros federais, diretores regionais da Mútua, além de convidados, como Fred Rosalem Heliodoro, cônsul honorário de Cabo Verde e Fernanda Lafayette, secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco.