Importância do Sistema Confea/Crea é destacada na Semana de Engenharia Elétrica da UFS

Elaine Santana, engenheira civil

O papel do Sistema Confea/ Crea e  sua importância na sociedade foi um dos principais temas DSC_0281apresentados no segundo dia da Semana da Engenharia Elétrica,  promovido pelo  Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Sergipe (UFS).  O evento, que encerra nesta sexta-feira (29/5),  reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação dos Cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Computação e Ciências da Computação das Instituições de Ensino Superior do Estado de Sergipe.

A assessora técnica do Núcleo da ART do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de SergipeG DSC_0334 DSC_0316(Crea-SE), a engenheira civil Elaine Santana  foi uma das palestrantes do evento. Ela destacou o papel e as ações do Sistema Confea/Crea. “É uma oportunidade de apresentar o Conselho aos futuros profissionais e mostrar de que forma atua na defesa da valorização da engenharia”, disse Elaine.

Em sua palestra, a engenheira ressaltou que o Crea é, acima de tudo, proteção. “O Conselho atua  tanto para garantir o mercado de trabalho para aquele que é legalmente habilitado, como ao assegurar ao cidadão que os serviços, por ele DSC_0267contratados, possuam um responsável técnico. É neste espaço que atua a fiscalização da Instituição, exigindo dos profissionais a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento que forma o acervo de cada profissional e garante à sociedade a certeza de que aquele, que executa o serviço, está legalizado”, frisa a engenheira.

Na palestra ela destacou que ao registrar um profissional ou emitir a ART, o Sistema Confea/Crea está atestando que aquele profissional está apto a realizar obras com a melhor técnica, provendo bem-estar à sociedade. “O Crea não existe apenas para receber anuidade como pensam muitos estudantes. O Conselho tem projetos, propostas e ações e uma participação atuante na sociedade”, reforça ela.

A Semana da Engenharia também destaca outros temas, a exemplo do ‘Monitoramento da Qualidade da Energia Elétrica’ e “Algoritmos Genéticos e Lógica Fuzzy aplicados a Sistemas Elétricos de Potência”. “Os temas abordados nesse encontro são extremamente relevantes e importantes na construção do conhecimento. Esta é uma grande oportunidade para buscarmos novos conhecimentos e trocarmos experiências”, salientou Elyson Carvalho, professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFS e organizador do evento.