Fórum Nordeste discute estratégias e propostas para melhorar a atuação dos Creas na região.

Fórum de Presidentes dos Creas Nordeste acontece até essa terça-feira, em Aracaju

CONFIRA AQUI MAIS FOTOS

Discussão de estratégias, planejamento de ações e metas pautaram a primeira reunião do Fórum de Presidentes dos Creas Nordeste que acontece em Aracaju (SE). Na pauta, questões relevantes voltadas para ampliação e melhoria da atuação dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia na região. Fiscalização do exercício profissional, valorização das profissões, propostas para o desenvolvimento de novas tecnologias e programas para atender às demandas e assegurar a qualidade dos serviços prestados à sociedade foram alguns dos assuntos tratados.

O coordenador do Fórum e presidente do Crea-SE, engenheiro civil Jorge Roberto Silveira destacou a importância do evento. “É uma oportunidade para as lideranças apresentarem de forma colaborativa as principais questões relacionadas à engenharia e agronomia, e buscarem soluções para os desafios que se apresentam. A partir das discussões e definições de estratégias e metas, é possível garantir que os Creas cumpram sua missão de proteger a sociedade e promover o desenvolvimento sustentável por meio da regulamentação e fiscalização das atividades profissionais”, avalia Silveira.

Coord. do Fórum e Pres. do Crea-SE, Jorge Roberto Silveira

O presidente Jorge conduziu o Fórum ao lado do coordenador-adjunto e presidente do Crea-CE, Emanoel Mota, do conselheiro federal Sérgio Maurício, que no evento representou o presidente do Confea, Joel Krüger; do presidente do Crea-MG, Lúcio Borges;  do diretor-financeiro da Mútua nacional, Arício Resende Silva. O evento também contou com a presença de representantes da Mútua-SE, de entidades de classe, coordenadores de Câmaras Especializadas e de Comissões do Crea-SE.

Compartilhamento

A troca de experiências e informações entre os participantes é um dos pontos altos do Fórum. Dentro desse contexto, o coordenador-adjunto Emanoel Mota apresentou aos participantes o novo sistema de atendimento virtual do Conselho cearense. Já o presidente do Crea-MG, Lúcio Borges mostrou estatisticamente as ações que levaram o Crea Minas a sair de um cenário deficitário das suas contas para o equilíbrio financeiro. No Fórum, o presidente do Crea-BA, Joseval Carqueija trouxe para os participantes a proposta de implementação do Programa ‘Anuidade Zero”, que consiste em acumular pontos por meio de atividades realizadas junto ao Crea, como participação em cursos, palestras, seminários e eventos técnicos. ‘ Cada atividade tem uma pontuação específica, e quanto maior o número de pontos acumulados, maior a chance de zerar a anuidade’, explica .

SITAC

Dir. da Tecnotech Sistemas, Wanderson Câmara

Outro assunto em pauta foram às novas funcionalidades do Sistema de Informações Técnicas e Administrativas do Crea (SITAC) apresentadas pelo diretor da Tecnotech Sistemas, Wanderson Câmara. “As novas funcionalidades do SITAC no Crea incluem atualização da infraestrutura tecnológica do Sistema para atender a Legislação referente a Lei Geral de Proteção de Dados, integração entre os Conselhos; padronização de procedimentos; novo aplicativo do profissional/empresas/sociedade, desenvolvimento do aplicativo para fiscalização e a construção de uma base única de instituições de ensino, cursos e atribuições profissionais”, ressalta Wanderson.

O Fórum contou com a presença do Secretário-Executivo da Agricultura, Marival Santana que no evento representou o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri. “É uma honra dirigir-me a vocês neste importante Fórum, que reúne profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências de todo o Nordeste brasileiro. O Governador está em viagem e por este motivo não teve como participar, mas envia mensagem de sucesso ao Crea-SE na realização do evento ao destacar a importância do trabalho desenvolvido pelos Conselho e dos profissionais da engenharia em nosso estado”, disse o Secretário.

O deputado estadual e engenheiro civil, Adailton Martins também participou da abertura da programação. “Tenho orgulho de ser engenheiro e sinto-me honrado em participar deste evento que reúne lideranças do Nordeste e que traz na pauta temas e assuntos que reforçam a importância da engenharia e da agronomia e toda sua contribuição para o desenvolvimento do Brasil e da região”, disse o parlamentar.

Presidentes dos Creas da Região Nordeste

O presidente Jorge Silveira encerrou o primeiro da programação com um agradecimento especial a todos os presentes. O Fórum será encerrado nessa terça-feira.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.