Cultura regional e emoção nacional marcam abertura da 70ª Soea

Na noite deste 9 de setembro, a Orquestra Sinfônica de Gramado recepcionou cerca de três mil profissionais da área tecnológica nacional, durante a cerimônia de abertura da 70ª edição da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea). Na plateia, os participantes conheceram um pouco da cultura regional do Rio Grande do Sul e se emocionaram com a entrega das honrarias do Sistema Confea/Crea  e Mútua. O tema central desta edição é Legislação aperfeiçoada: Valorização profissional e segurança à sociedade.

Em seu discurso, O presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), eng. civ. José Tadeu da Silva, convocou os congressistas a discutir em profundidade e apontar os rumos que devem ser seguidos pelos profissionais da área tecnológica para atender as demandas do Brasil. “Somos milhares de profissionais. Somos a cara do desenvolvimento do nosso País. Por isso, devemos garantir a segurança e proteção à sociedade, disponibilizando o conhecimento de que somos detentores, e ajudando o nosso País que precisa desenvolver e progredir dentro do cenário mundial”, destacou Tadeu.

Com foco na modernização do marco legal do Sistema – tema da 70ª Soea e do 8º CNP – o presidente do Confea aproveitou a oportunidade para convidar os semanistas a integrarem a mobilização das lideranças junto ao Legislativo. “Chegou a hora de avançarmos. E por ocasião dos 80 anos do Sistema, convido a todos para participarem da sessão solene conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que será realizada no próximo dia 11 de dezembro. Essa sessão bicameral comemorativa representa o reconhecimento do Legislativo à importância da Engenharia e Agronomia para o desenvolvimento do Brasil”, disse.

Segundo Tadeu, essa iniciativa proporcionará a atualização da base legal e também a atuação dos profissionais da área tecnológica. “Precisamos acompanhar as transformações do nosso século, com planejamento, projetos e execução de toda infraestrutura de que o Brasil precisa para garantir melhor qualidade de vida para a nossa população”.

Anfitrião da 70ª Soea, o presidente do Crea-RS, eng. Luiz Alcides Capoani, lembrou o momento pelo qual passa o País, quando “a sociedade clama por mudanças estruturais na qualidade dos serviços públicos”, dizendo que “o conhecimento, a formação adequada, a capacidade tecnológica e a criatividade são pilares fundamentais na construção de um futuro melhor para o País”.  “Nossas profissões se caracterizam pelo interesse social e humano e pela aplicação prática do conhecimento especializado aliado ao bom senso, que nos faz criar diariamente e trabalhar para a sociedade”, afirmou o eng. Capoani.

Em seu pronunciamento, o eng. agr. Claudio Calheiros, diretor-presidente da Mútua, parabenizou o Confea e o Crea-RS pela realização da Soea que, em sua 70ª edição, comprova sua tradição e sucesso, e reforça ser o principal evento do calendário de atividades do Sistema. Falou do orgulho da Mútua de apoiar a Semana Oficial e participar do CNP, especialmente neste momento, em que também a legislação da Mútua será discutida.

Após a solenidade, foi aberta oficialmente a exposição tecnológica ExpoSoea. Com 60 estandes, a feira está aberta para visitação até esta quarta-feira (11/9) e traz empresas de tecnologia com sistema de armazenamento de dados em nuvens, instituições de ensino, pesquisa com carro elétrico e maquete de consumo de energia elétrica em uma residência. Estes são alguns dos serviços e informações oferecidos pela ExpoSoea aos visitantes que chegam ao Centro de Eventos Serra Park. Saiba mais.

Galardoados

Um ponto alto da cerimônia de abertura da 70ª Soea foi a entrega das honrarias do Sistema Confea/Crea e Mútua a 24 personalidades que gravaram seu nome na história do desenvolvimento tecnológico nacional. Ao falar em nome dos homenageados reconhecidos in memoriam, Anita Leocádia Prestes, filha do engenheiro militar Luiz Carlos Prestes, lembrou que: “o Cavaleiro da Esperança foi um grande brasileiro preocupado com a condição social dos trabalhadores que comandava. É muito importante que o Confea tenha resgatado a memória desse engenheiro e que ela sirva de exemplo”, finalizou sob aplausos.

Este ano, coordenada pelo eng. civ. Walter Logatti, conselheiro federal, a Comissão do Mérito do Confea recebeu 99 indicados para a seleção dos 24 nomes.

Em sua participação na cerimônia, Logatti agradeceu aos colegas que desenvolveram seu trabalho com o olhar voltado para o futuro. “Sonhar um sonho possível e palpável é o grande legado deixado por todos os homenageados”, disse.

Fonte: Equipe de Comunicação do Confea e dos Creas

_______________________________________