Crea-SE realiza fiscalização nos municípios com programação de festejos juninos

O município de Estância, situado na região sul de Sergipe foi o primeiro a ser visitado pela fiscalização.

Junho é o mês dos festejos juninos e neste período do ano, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) realiza uma operação especial de fiscalização nos municípios com tradição na realização das Festas de São João e São Pedro para verificar as estruturas montadas para shows. Este ano, nove cidades (Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Ribeirópolis, Itabaiana, Umbaúba, Estância, Siriri e Capela) estão no roteiro das diligências do Conselho.

Durante o período junino nove municípios estão no roteiro de diligências do Crea-SE

Na ação, os fiscais verificam a presença de engenheiros responsáveis e as ART’s (Anotações de Responsabilidade Técnica). Esses documentos contêm dados sobre serviços de montagem de estruturas metálicas, como arquibancadas, palco e camarotes, tendas, além do transporte, coleta e destinação de resíduos provenientes de banheiros químicos, geradores de energia, aterramento elétrico, instalações provisórias de energia, sonorização e iluminação, projetos contra incêndio e pânico.

O coordenador de Fiscalização do Crea-SE, Floro Júnior afirma que a ação é preventiva, porém sendo constatadas irregularidades, as empresas responsáveis pelos serviços são notificadas, tendo um prazo para apresentar os documentos exigidos pela fiscalização, isso não ocorrendo são aplicadas multas.

Coordenador do Crea-SE, Floro Júnior

“O objetivo da nossa fiscalização é, acima de tudo, proteger a sociedade. Estamos falando de festas de grande tradição, que tem um forte apelo entre os sergipanos que costumam comemorar e participar dos festejos em todo o Estado, portanto, é fundamental o trabalho que estamos desenvolvendo na verificação da participação dos profissionais de engenharia na montagem dessas estruturas”. É o que avalia Floro ao reforçar que a fiscalização tenta coibir que as Prefeituras e empresas contratadas façam os serviços de montagem de estrutura sem a participação de um responsável técnico, ao tempo, que reforça a importância de contratar profissionais devidamente habilitados e registrados no Crea-SE.

O cronograma da fiscalização do Crea neste período junino foi aberto pelo município de Estância e segue até o fim do mês de junho. A próxima ação fiscalizatória ocorrerá em Nossa Senhora do Socorro