O Crea-SE realizou uma ampla operação na Barra dos Coqueiros, fiscalizando mais de 20 empreendimentos, entre condomínios e loteamentos residenciais. A ação teve como foco verificar se as construções estão sendo conduzidas por profissionais habilitados e devidamente registrados. “A fiscalização atua no combate ao exercício ilegal da profissão, promovendo a valorização dos profissionais e assegurando que as construções sejam conduzidas por engenheiros capacitados”, destacou Raphael Nicolas de Oliveira, coordenador da Fiscalização do Conselho.
Para o coordenador, com o aumento da demanda por moradia e infraestrutura na região, a presença de profissionais qualificados à frente das obras é essencial para evitar irregularidades que possam comprometer a segurança dos empreendimentos e dos futuros moradores. Ele também destaca a importância da parceria com a Secretaria de Obras da Barra dos Coqueiros.
“Essa ação conjunta busca assegurar que o crescimento urbano do município ocorra dentro dos padrões exigidos pela legislação e pelas boas práticas da engenharia”, enfatiza. Durante a operação, foi realizado o mapeamento dos empreendimentos em construção e coletadas informações que embasarão a elaboração de um relatório de fiscalização. Em 2024, o Crea-SE intensificou a fiscalização na Barra dos Coqueiros, realizando 144 ações fiscalizatórias ao longo do ano. Como resultado, foram emitidos 20 autos de infração, representando aproximadamente 8% das irregularidades identificadas na Grande Aracaju, que registrou um índice de 46,74%.