Crea-SE apoiará Fiscalização Integrada na Bacia do Rio São Francisco

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE)  dará total apoio à Fiscalização PreventivaDSCN2592 Integrada (FPI) que será desencadeada pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. A garantia foi dada pelo presidente do Conselho, engenheiro agrônomo Arício Resende durante sessão plenária ocorrida nesta segunda-feira (11).

Vista aérea do Vale do Rio São Francisco, 1998

A FPI tem como objetivo diagnosticar os danos ambientais na bacia do rio São Francisco e adotar medidas preventivas e de responsabilização dos agentes causadores dos danos e ameaças ambientais. O método de trabalho tem como foco a ação concentrada, integrada, articulada e continuada de diversos órgãos e entidades estaduais e federais.

Essas equipes serão incumbidas de realizar ações nos segmentos saneamento/água/resíduos sólidos; abate irregular/clandestino; rural/flora; mineração/cerâmicas; agrotóxicos; aquática; piscicultura/carcinicultura; gestão ambiental; comunidades tradicionais; e fauna. A FPI deverá acontecer até o fim deste ano.

Outro assunto destacado na Plenária foi a  Resolução nº 1075/16, que visa à realização de parcerias com entidades de classe do Sistema Confea/Crea. A resolução institui “normas gerais para as parcerias com entidades de classe, em regime de mútua cooperação, para a consecução de finalidades de interesse do Sistema Confea/Crea, mediante a execução de projetos previamente estabelecidos em planos de trabalho inseridos em termos de colaboração, em termos de fomento ou em acordos de cooperação”.

Moção de Pesar

Ainda na Plenária, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe externou os votos de  “pesar” pelo falecimento de ENOQUE CARDOSO, pai da vice- presidente do Conselho, a engenheira química Gisélia Cardoso.