Coordenadoria nacional de agronomia afirma que metade dos imóveis rurais não fez Cadastro Ambiental

Presidente do Crea-SE, Arício Resende e o professor Cid Muraishi (Foto: Telma Luiza)

O primeiro dia da Reunião Ordinária da Coordenadoria Nacional de Câmaras Especializadas de 20150427_100343Agronomia foi marcado por debates, propostas e sugestões. Representantes dos Conselhos de todos os Estados e Distrito Federal se debruçaram sobre temas polêmicos e importantes para os profissionais da área e também para a sociedade em geral, a exemplo do novo Código Florestal; a formação profissional que passa pela qualidade do ensino e o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O evento que acontece até a próxima quarta-feira (29/4) na

sede da Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe (AEASE) é presidido pelo engenheiro agrônomo, Kleber Santos, coordenador nacional das Câmaras Especializadas em Agronomia. Em seu 20150427_100228discurso alertou para uma situação que ele considera preocupante. “Até o momento metade das propriedades rurais do país ainda não fez o cadastro ambiental. O prazo termina no próximo dia cinco de maio. O que se observa é que muitos  agricultores têm dificuldade para preencher o CAR”, ressalta ele.

Kleber Santos, coordenador nacional das Câmaras Especializadas em Agronomia. (Foto: Telma Luiza)

O engenheiro explica que essa situação já era esperada e que já havia sido anunciada em reunião ocorrida ano passado na capital sergipana.  “Na ocasião, discutimos a necessidade de mudanças na legislação do Código Florestal. Foi elaborado um documento com 14 propostas e encaminhado ao Ministério do Meio Ambiente”, disse Kleber ao frisar que entre as proposições está a que indica a necessidade de profissional habilitado para a implementação do “Código Florestal Brasileiro” nos assuntos que demandam acompanhamento técnico, como por exemplo o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Programa de Regularização Ambiental (PRA).

Ele lembra que o CAR além de ser preenchido somente eletronicamente também traz informações técnicas. “Nem todo agricultor tem acesso a Internet, daí a necessidade de um responsável técnico para orientar e informar. Também faltam campanhas de divulgação que cheguem ao meio rural”, pontua o coordenador da CCEAGRO frisando que a contribuição para as mudanças exige não apenas o envolvimento das entidades de classe (nacionais e estaduais), mas da sociedade em geral.

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), engenheiro agrônomo, Arício Resende destacou a importância dos debates e, principalmente os temas colocados em pauta. “São assuntos de interesse da engenharia e também da sociedade. É uma oportunidade para ampliar discussões e, acima de tudo, para trocar experiências e compartilhar propostas buscando alternativas e soluções para as demandas existentes”, avalia Arício Resende.