8º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea/Mútua começa dia 20

A partir de quarta-feira (20), centenas de lideranças e profissionais da Engenharia, Agronomia, Meteorologia, Geologia e Geografia vão se reunir no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF), para o 8º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Durante o Encontro, ocorre a  definição de coordenadores e do plano de trabalho 2019 dos fóruns consultivos do Sistema: Coordenadorias Nacionais de Câmaras Especializadas, Colégio de Entidades Nacionais e Colégio de Presidentes, por isso o evento é tão importante para a agenda do Sistema.

Programação
Na quarta-feira (20), o credenciamento começa às 8 horas, para que às 9 horas os participantes estejam devidamente acomodados para a cerimônia de abertura, homenagens e a palestra “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”.

O período da tarde é marcado pela abertura da 1ª reunião ordinária dos Fóruns Consultivos, ocasião em que são eleitos os coordenadores nacionais. A programação inclui ainda reuniões dos Colégios de Entidades Regionais (CDERs), das Entidades Precursoras, além da apresentação da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap) e da Comissão de Ética e Exercício Profissional (CEEP).

O segundo dia (21) tem como principal atividade externa uma mobilização junto ao Congresso Nacional, pela manhã. Divididos em grupos representantes de cada estado, as lideranças terão audiências com deputados e senadores de sua localidade para divulgar a agenda legislativa prioritária do Sistema para 2019 e buscar apoio para o posicionamento do Sistema nas matérias que tramitam no Congresso Nacional. Saiba mais sobre a ação parlamentar.

À tarde, continuam as atividades dos fóruns e demais reuniões, além disso, haverá reuniões das Entidades Nacionais e o 1º Workshop de Chamamentos Públicos do Sistema Confea/Crea – Entidades Nacionais, CDERs e Precursoras.

Na sexta-feira (22), os fóruns consultivos se reúnem novamente para dar fechamento aos trabalhos no decorrer desses 3 dias. Em seguida, na solenidade de encerramento, os novos coordenadores são oficialmente apresentados.

Sobre o Encontro de Líderes
A agenda é realizada anualmente e reúne as lideranças do Sistema Confea/Crea, como presidentes do Federal, dos Regionais e da Mútua, conselheiros federais, titulares e representantes de entidades nacionais, coordenadores de câmaras especializadas dos Creas, coordenadores das Comissões de Ética dos Creas, representantes dos Creas-Jr, além de autoridades e convidados.

Realizado geralmente em fevereiro, o encontro cumpre a Lei nº 5.194/1966, notadamente seus arts. 27 e 53, que tratam da atribuição do Federal de promover, pelo menos uma vez por ano, as reuniões de representantes, a fim de estudarem e estabelecerem providências que assegurem ou aperfeiçoem a aplicação da referida legislação. E neste encontro em que são definidos os coordenadores e o plano de trabalho para o ano do Colégio de Presidentes, Colégio de Entidades Nacionais e coordenadorias de câmaras especializadas.
Esta agenda não apenas marca a primeira reunião do ano desses fóruns consultivos do Sistema, mas também debate questões fundamentais para o desenvolvimento do Brasil e que afetam o trabalho dos cerca de 1 milhão de profissionais da área tecnológica, por meio de painéis, palestras e mesas de debates.

Foi definido que esse ano as comissões levarão suas demandas para as coordenadorias para trabalharmos juntos em cima do que já está mais próximo de um entendimento. Assim, vamos poder evitar divergências, por meio de sugestões que poderão sistematizar processos, agilizando sua tramitação final no Confea. A Resolução 1.073 define as câmaras especializadas como responsáveis pelas atribuições e pela extensão de atribuições, que pode ser feita via pós-graduação. E a Ceap tem propostas em relação às câmaras que podem orientar o trabalho das coordenadorias. Assim, o Encontro de Líderes é a melhor oportunidade para, juntos, levarmos adiante nossas metas e objetivos, dando início a todo o planejamento do ano.
Conselheiro Federal Eng. Civ. Osmar Barros Júnior

A exemplo da Soea, é um momento não apenas de confraternização, mas, principalmente, para que todos os representantes e parte dos profissionais do Sistema de todas as regiões do país possam trazer informações que visam a fortalecer o nosso entendimento e relacionamento. Uma oportunidade de encontrarmos uma sinergia, uma ação prática, encaminhando dificuldades, propostas e soluções oriundas dos Regionais para os pleitos dos profissionais das diferentes modalidades da engenharia, e de buscarmos conciliá-las com as atividades e estratégias que nós estamos desenvolvendo no Confea.
Conselheiro Federal Eng. Eletric. Jorge Luiz Bitencourt da Rocha

Conselheiro Federal João Bosco de Andrade

Ele praticamente dá a partida do ano porque é quando se escolhem os líderes das câmaras especializadas e, efetivamente, começam os trabalhos de relacionamento entre o Confea e os Creas. Uma questão que podemos frisar é que o Encontro geralmente se realiza no início do ano, o que é muito atrapalhado. Em fevereiro, temos a oportunidade de definir as prioridades e as diretrizes dos nossos trabalhos para o ano e de também tornar possível a implementação dessa ação parlamentar mais efetiva, chamando a atenção dos representantes na Câmara e no Senado para os projetos de importância para a engenharia.
Conselheiro Federal Eng. Agr. João Bosco de Andrade Lima Filho

Fernanda Pimentel, Julianna Curado e Henrique Nunes