
Até quinta-feira, dia 9 de outubro, Vitória (ES) será palco da 80ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), reunindo no Pavilhão de Carapina 8 mil participantes de todo o país para debater o tema “Projetando caminhos para o futuro do Brasil”. O Crea-SE está presente com sua delegação. O evento foi aberto na noite desta segunda-feira (6) com a participação de autoridades e a realização de grandes palestras.
Mais do que reunir profissionais e autoridades em torno da Engenharia, da Agronomia e das Geociências, a escolha da temática ganha relevância por ocorrer em um momento estratégico para o país. Ao anteceder as eleições do Brasil, a Soea se consolida como um espaço privilegiado para apresentar propostas e soluções técnicas capazes de subsidiar políticas públicas e inspirar gestores a incorporarem medidas mais eficazes e sustentáveis em seus programas de governo.
Em 2026, a Soea acontece em Aracaju. Por conta disso, o estande do Conselho na edição deste ano ocupa lugar de destaque e conta com parceiros que divulgam o estado de Sergipe e convidam profissionais de todo o país para estarem na Soea no próximo ano.
“O Crea-SE está presente, e não só o Crea-SE, mas o Poder Público Sergipano. Estamos aqui com oito prefeituras, representadas por profissionais do quadro técnico, secretários de infraestrutura e ainda pelo o prefeito do município de São Cristóvão, engenheiro Júlio Nascimento e pelo vereador de Aracaju, engenheiro Mauricio Maravilha. O Governo do Estado também está presente, então mostra a força que o Conselho tem para levar no próximo ano esse grande evento para o nosso estado e lá fazer uma grande SOEA, levando a base da engenharia para Sergipe para discutir o seu futuro”, pontuou o presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz.

Durante a abertura oficial da Soea nesta segunda-feira, o governador do estado do Espírito Santo e engenheiro florestal, Renato Casagrande, que também preside o consórcio Governadores pelo Clima, marcou presença na solenidade. “Olha a potência do nosso agronegócio, olha a necessidade do investimento em inovação. Como fazermos isso sem um Conselho de Engenharia e Agronomia?”. Em relação aos desafios globais do clima, ele defendeu que os países devem intercambiar ideias, com participação dos profissionais do Sistema Confea/Crea. A partir dessa ideia conclamou: “Viva a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia!”
Com topografia diversa, biodiversidade é a palavra que resume o Espírito Santo. Casagrande compartilhou que a biodiversidade marinha do estado é impressionante e que o norte capixaba abriga a maior biodiversidade da mata atlântica. “A sociedade capixaba, nos últimos anos, tem colocado o estado num patamar interessante na produção de café, gengibre, mamão, celulose, aço. Nossa diversidade econômica é muito interessante”, falou o governador.

O presidente do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese, saudou os participantes e destacou o prestígio de reunir, em um mesmo espaço, tantos profissionais comprometidos com a Engenharia, a Agronomia e as Geociências. “O Sistema precisa se transformar em uma ferramenta de gestão pública. O papel do Confea é simplificar o trabalho dos profissionais”, afirmou Marchese.
Ele ressaltou que o principal propósito desta Semana é promover uma reflexão sobre os caminhos para o futuro do país.
A Soea é promovida pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), com patrocínio da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua). A programação completa está disponível no site e no aplicativo da 80ª Soea, disponível para os sistemas operacionais Android e IOS, a partir do Google Play e Apple Store.














