2º Encontro Sergipano dos Profissionais da Engenharia Civil

encontroDurante dois dias, profissionais e acadêmicos trocaram experiências e encontro01informações sobre a evolução da construção civil em seus mais diversos aspectos. O assunto foi o foco das palestras do 2º Encontro Sergipano de Profissionais da Engenharia Civil realizado nos dias 13 e 14 no auditório do Campus I da Faculdade Pio Décimo

Com o tema “Engenharia Civil: tecnologia e desenvolvimento”, o evento, promovido pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis de Sergipe (ABENC-SE) trouxe para debate algumas das inovações tecnológicas que estão

Presidente da ABENC-SE, Nicanor Moura Neto
Presidente da ABENC-SE, Nicanor Moura Neto

presentes hoje no mercado e que podem garantir maior qualidade nas obras, além de contribuir para uma maior eficiência e rapidez na execução dos projetos.

O presidente da ABENC-SE, Nicanor Moura Neto ressaltou as transformações pelas quais a engenharia vem passando. “Uma obra que duraria cerca de três anos, hoje é finalizada em 6 meses, ou seja, a rapidez na execução dos serviços hoje é uma revolução, e temos vários exemplos disso em Aracaju. Portanto é fundamental que os profissionais estejam antenados as mudanças inerentes ao setor”, afirmou.

O engenheiro civil e representante da Associação Brasileira de Engenharia Construtiva, Hilderardi Melo, destacou

Representante da Associação Brasileira de Engenharia Construtiva, Hilderardi Melo
Representante da Associação Brasileira de Engenharia Construtiva, Hilderardi Melo

a importância da promoção de eventos dessa natureza. “Isto representa o dinamismo na engenharia, ou seja, a renovação, transmissão de novos estudos com a participação de estudantes. Fundamental para o crescimento da nossa engenharia”, pontuou.

Presidente do IBAPE-SE, Ana Castorino.
Presidente do IBAPE-SE, Ana Castorino.

“A discussão de assuntos relacionados a construção civil se torna cada vez mais relevante diante do crescente número de problemas que vêm se registrando com construções em concreto, e para quem trabalha com avaliações e perícias a atualização e conhecimento de problemas é imprescindível”, ressaltou a presidente do Instituto Brasileiro de Avaliação e Perícias de Sergipe (IBAPE-SE), Ana Castorino.

Ronaldo Guilherme
Ronaldo Guilherme

O evento foi aberto para estudantes de diversas instituições e profissionais da engenharia civil. O estudante do segundo período do curso de engenharia civil, Ronaldo Guilherme Santos, elogiou a iniciativa. Segundo ele a troca de experiências é de fundamental importância para a formação dos estudantes.

Engenheiro Civil, Carlos Henrique
Engenheiro Civil, Carlos Henrique

O 2º Encontro Sergipano de Profissionais da Engenharia Civil foi aberto com a palestra sobre ‘Projeto e Durabilidade para a Estrutura de Concreto Armado’, ministrada pelo engenheiro civil, Carlos Henrique de Carvalho.  “Foi agregada a engenharia uma nova norma da Associação Brasileira Normas Técnicas (ABNT) que exige uma vida útil mínima de 50 anos para qualquer que seja a estrutura, ou seja, desempenho pleno para qual foi projetada nesses 50 anos com as manutenções preventivas que devem acontecer periodicamente. Mais especificamente tratamos do concreto armado, diante da sua prevalência e por se mostrar como uma novidade principalmente aqui em Aracaju”, ressaltou.

No segundo dia do evento, o engenheiro civil, Leonardo Medina destacou os ‘Ensaios não destrutivos em concretos armados e instalações’. O evento foi encerrado com a palestra do engenheiro civil, Ademar Tabosa que ministrou sobre ‘Projeto de viabilidade das estruturas metálicas em lajes Steel Deck’.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.