Termina na próxima segunda-feira (17) prazo para inscrição de projetos de patrocínio

Instituições de ensino registradas ou cadastradas no Sistema Confea/Crea, pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos e pessoas jurídicas de direito público têm até 17 de setembro próximo para inscreverem seus projetos para patrocínio no processo de seleção pública promovido pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). Além de eventos, o Edital nº 001/2018 contempla projetos de publicações e exposições voltadas a temas de interesse da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia.

A iniciativa é uma efetiva contribuição para aproximação do Sistema com a sociedade, como ressalta o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger: “Estamos implementando uma política de patrocínios com objetivo de auxiliar a discussão de temas de interesse do nosso Sistema Profissional. É necessário que nossas profissões sejam a locomotiva do país e dessa forma contribuirmos para a retomada do nosso crescimento. E desejamos um crescimento sustentável que é o grande papel de nossas profissões”.

Edital de Patrocínio e Anexos

Perguntas e Respostas

Modelo de Declaração

Cada proponente pode submeter até dois projetos que deverão ser executados entre 1º de novembro de 2018 e 31 de agosto de 2019. A inscrição deve ser por meio de preenchimento e apresentação ao Confea de Formulário de Solicitação de Patrocínio, acompanhado dos documentos obrigatórios por via postal ou diretamente no Setor de Documentação do Confea.

Os projetos que forem selecionados na etapa de verificação de regularidade documental e de avaliação dos quesitos técnicos serão encaminhados para aprovação do Conselho Diretor do Confea e posterior homologação do Plenário Federal. A previsão é de que a relação dos aprovados seja divulgada em 17 de outubro próximo.

Fortalecimento da imagem institucional
Ao todo, serão liberados R$ 3 milhões para execução do projetos selecionados, em conformidade com a Política de Concessão de Patrocínio, que prevê o fortalecimento da imagem institucional do Confea e o desenvolvimento do Sistema.

Como contrapartidas de imagem, negocial, social e ambiental, de acordo com o foco do projeto, os patrocinados expressam o direito de associação da marca do Confea. De maneira geral, o Edital conceitua contrapartida como a associação da logomarca e autorização para o patrocinador utilizar nomes, marcas, símbolos, conceitos e imagens do projeto patrocinado, entre outras.

Entre as contrapartidas de imagem, o Edital exemplifica a inserção da logomarca do Confea em peças gráficas, audiovisuais, eletrônicas, publicitárias, de sinalização, peças promocionais e de divulgação em redes sociais.

Já na categoria de contrapartidas negociais estão previstas a cessão de mailing do evento/projeto e de estande com infraestrutura adequada, entre outras.

Nas contrapartidas sociais, se estabelece a doação de produtos ou materiais do evento a instituições de caridade ou cooperativas de reciclagem.

Como contrapartida ambiental, a confecção de material gráfico em papel com certificação FSC ou CERFLOR e a adoção de iniciativas para orientação do descarte consciente de pilhas, material gráfico, material eletrônico, além de outras.