Telhas de concreto podem ser uma boa escolha na hora da construção


A telha de concreto é composta basicamente de cimento e areia, seu tamanho é bem maior que as telhas tradicionais de barro, sendo necessário aproximadamente 10,4 unidades para cobrir 1 m².  Embora as telhas de cimento pareçam pesadas, é mais leve por metro quadrado que a telha colonial de cerâmica. O custo alto da telha de concreto pode ser justificado pela sua qualidade, uniformidade dimensional, o encaixe perfeito e a porosidade menor. Existem atualmente alguns modelos de telhas de concreto como a telha plana, mas ainda a tradicional é a mais utilizada.

Mas uma economia pode ser gerada pelas telhas de  concreto. É a economia de energia da edificação, devido a variação de cores da telha. Em regiões de clima mais quente, é recomendado o uso de telhas de cores claras, porque refletem o luz do sol reduzindo o calor transmitidas por elas. É recomendado também nesta regiões, o uso de mantas térmicas sob as telhas, assim diminuirá a transferência de calor para o interior da construção. Mas, se o local for de clima frio com temperaturas sempre baixas, o ideal seria a utilização de telhas com cores escuras, porque absorvem facilmente o calor do sol e mantem a casa sempre aquecida.

Vantagens

Impermeabilidade: as telhas de concreto absorvem pouca água de chuva, com isso a estrutura não sofre sobrecarga. Na parte inferior das telhas, possuem nervuras que impedem a penetração da água arrastada pelo vento.

Baixa Manutenção: Produzidas a partir de cimento, se tornam mais resistentes podendo suportar mais de 240 kg.

Encaixes perfeitos: Diferente da telha de barro, as telas de cimento não vão ao forno e não se deformar. Elas são produzidas em fôrmas não se deforma, garantindo assim sua aparência e estrutura perfeita que se encaixam e alinhar facilmente.

Valoriza o imóvel: Possuem menor peso por metro quadrado, evitando assim a utilização de muitos reforços no madeiramento.

Resistência de Ruptura: As telhas de concreto apresentam resistência de ruptura mínima de 240 kgf, enquanto a resistência das telhas de barro é de aproximadamente 130 kgf. Com isso, as telhas de concreto são mais resistentes durante o transporte, a carga e descarga e armazenamento no canteiro de obras, reduzindo a perda por quebra.

Desempenho Térmico: Estudos mostram que as telhas de concreto de cores claras, apresentam temperatura interna menor que a telha cerâmica (vermelha). Este estudo mostra que não é o material que influencia no calor, e sim a cor de seu acabamento externo. Em regiões quentes o ideal é utilizar telhas de cores claras, assim diminuirá a absorção da radiação do sol.

Consumo por metro quadrado: Embora uma peça de telha de concreto seja mais pesada em relação a telha cerâmica, utiliza-se menos telhas de concreto por metro quadrado. O consumo por m² da telha de concreto é de aproximadamente 10,4 telhas contra as 18 telhas de cerâmica (tipo romana). Por ser maior, a telha de concreto tem montagem mais rápida.

Algumas opções de cores:

telhas04

Fonte: Blog Construir


Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE

Luciana Braga – Assessora de Comunicação
Telma Luiza Lima – Criação e Design
Jéssika Cruz – Estagiária

Contatos: ascom@crea-se.org.br | (79) 3234-3000 | 3234-3012

Print Friendly

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *