Sistema Confea/Crea encerra 70ª SOEA e instala 8º CNP em Gramado

Durante o encerramento da 70ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), na noite de quarta-feira, 11, o presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu e Silva, fez um balanço do evento lembrando a extensa programação de palestras e reuniões promovidas nesses últimos quatro dias. Na oportunidade, também apresentou aos mais de 3 mil participantes do evento as ações desenvolvidas em favor da modernização da legislação e da atualização do Sistema. 

“Tivemos grandes palestras técnicas que enriqueceram o evento e todos nós. Discutimos políticas públicas sobre transportes, energia, meio ambiente e ética. Não temos dúvidas de que participamos de um grande evento e de um momento importantíssimo de integração das principais lideranças que conduzem o nosso Sistema, entidades de classe nacionais e regionais e instituições de ensino”, destacou.Sobre as ações desenvolvidas pelo Confea, Tadeu pontuou o acompanhamento sistemático dos principais projetos de lei de interesse do Sistema. “Hoje são mais de 190, sendo 40 diretamente relacionados à área tecnológica. Também há uma atuação conjunta com a Frente Parlamentar das Engenharias e Agronomia”, disse.

José Tadeu (Confea), Cristina Peiter (homenageada), Luiz Capoani (Crea-RS)

Tadeu mencionou a publicação da Resolução nº 1048/2013, que consolidou as áreas de atuação, as atribuições e as atividades profissionais. Ele também falou da proposta de alteração à Resolução nº 1032/2011, que dispõe sobre a celebração de convênios entre os Creas e as entidades de classe e as instituições de ensino. “Além disso, tivemos a consolidação do reconhecimento da importância da Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, no que se refere à utilização de recursos públicos, conforme recente acórdão do Tribunal de Contas da União”, destacou o presidente do Confea.Ao finalizar o discurso, José Tadeu afirmou que o Sistema está no rumo certo da efetivação de ações que irão contribuir para o desenvolvimento do Brasil, e chamou atenção dos profissionais para o cumprimento das demandas sociais. “A população espera de nosso exercício profissional: qualidade, segurança, economia, e boa técnica e não apenas um profissional habilitado ou empresa registrada”, encerrou.

Luiz Capoani, presidente do Crea-RS

Antes de encerrar a Soea, o anfitrião, presidente do Crea-RS, engenheiro Luiz Alcides Capoani, lembrou o incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria (RS), homenageando a engenheira florestal recém-formada, Cristina Peiter, sobrevivente da tragédia. Exemplo de força e superação, a profissional disse durante o longo período em que ficou hospitalizada correu contra o tempo para se formar. “Mas, graças a Deus, deu tudo certo e eu estou muito orgulhosa de ser uma engenheira florestal”, afirmou. Foi aplaudida de pé pelos participantes da cerimônia de encerramento da 70ª Soea. Sobre a Semana Oficial, o presidente do Crea-RS destacou os números registrados. Disse que eram esperados 2.500 participantes, e o evento teve 3.620 inscritos, muito além da mais otimista expectativa. Depois citou as principais palestras realizadas durante o evento para demonstrar o alto nível dos temas e dos conferencistas.

Lembrou que, para que todos desfrutassem de um evento organizado, foi necessário o trabalho de muitos. Desde a empresa que promoveu o evento até os funcionários do Crea-RS, o Colégio de Presidentes, o Crea Jovem, os conselheiros e a comissão organizadora. “Todos foram guerreiros e hospitaleiros”, assinalou. Capoani saudou, ainda, os representantes do Piauí, secretário de Assistência Social e Cidadania do estado do Piauí, engenheiro agrônomo Francisco Guedes, representante do governador Wilson Martins, e o prefeito de Teresina, Firmino Filho, e previu que eles farão uma das maiores Soeas do Brasil no próximo ano.

Paulo Roberto Ferreira de Oliveira, presidente do Crea-PI

Próxima edição da Soea

O presidente do Crea-PI, engenheiro civil Paulo Roberto Ferreira de Oliveira, agradeceu aos presidentes dos Creas pelo apoio para a eleição do Piauí como sede da próxima Soea. “A partir dessa data, que marca a maior Soea feita em 70 anos, temos um novo evento, muita responsabilidade,  já que agora o desafio de igualar ao evento aqui realizado”, disse Oliveira. O presidente do Crea Piauí ainda destacou as características de Teresina, como a única capital não banhada pelo mar, mas abraçada por dois grandes rios: Poti e Parnaíba. “Usaremos toda nossa experiência com a Feira e Congresso Internacional de Engenharia e Agronomia (Fecon),  toda nossa estrutura do Crea-PI estará voltada para a 71ª Soea assim como nossos conselheiros regionais e federais, inspetorias, Mutua-PI, governo do estado e prefeitura. Esperamos cada um de vocês em 2014”, encerrou convidando os profissionais do Sistema.

Carta da Semana Oficial

A carta de encerramento da 70ª Soea foi elaborada pelo Colégio de Entidades Nacionais (Cden) e lida pelo seu coordenador, engenheiro de alimentos Gumercindo Ferreira da Silva. Confira o texto da Carta Declaratória da 70ª Soea

Sobre o 8º CNP

A expectativa pelos resultados do 8º Congresso Nacional de Profissionais (CNP) – que começa nesta quinta-feira, 12, em Gramado, na sequência da 70ª Soea – foi o destaque das falas dos presidentes do Confea, engenheiro civil José Tadeu da Silva, e do Crea-RS, engenheiro civil Luiz Alcides Capoani, que deram as boas vindas aos 708 delegados eleitos nos Congressos Estaduais de Profissionais.

Dos debates, surgiram as 61 propostas trazidas para Gramado, primeira fase do 8º CNP, a serem analisadas pelos 708 delegados. Divididas em cinco eixos: Formação Profissional, Exercício Profissional, Organização do Sistema, Integração Profissional e Inserção Internacional – as propostas refletem o pensamento de parte significativa de cerca de um milhão e cem mil profissionais. Após a realização da primeira etapa do 8º CNP, da qual resultarão os anteprojetos de leis e as minutas de resoluções, será realizada uma oitiva sobre os documentos em todos os estados, e recolhidas contribuições para o aprimoramento das respectivas redações. Na segunda etapa do CNP, que será realizada em Brasília, entre 11 e 13 de novembro, esses elementos serão apreciados e legitimados para o encaminhamento legislativo, seja no Sistema Confea/Crea e Mútua ou no Congresso Nacional.

Manifestação dos técnicos na cerimônia

Manifestação dos técnicos

A cerimônia foi interrompida por uma manifestação dos técnicos, com faixas de protesto e palavras de ordem. Cerca de 100 profissionais de vários Estados do País realizaram um protesto pacífico e e democrático. De posse de três faixas: “Técnicos de luto, direitos iguais”; “A constituição garante e os técnicos exigem direitos iguais” e “Democracia proporciona direitos iguais a todos”, os técnicos demonstraram para a plateia o seu repúdio à decisão de afastá-los do Sistema, retirando sua voz e poder de voto.

Fonte: Equipe de Comunicação do Confea e Creas

_______________________________________

Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE
Luciana Braga – Assessora de Comunicação

Telma Luiza Lima – Criação e Design

Contatos: ascom@crea-se.org.br | (79) 3234-3000 | 3234-3012

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.