SENGE-SE debate presença da mulher nos espaços de poder

Convidados atentos durante o evento

O Sindicato dos Engenheiros de Sergipe (SENGE-SE), por meio da Diretoria da Mulher, realizou nesta quarta-feira, 26, um debate com o tema: “Mulheres na Engenharia, nos espaços de poder e na luta“. O evento, que reuniu engenheiras, engenheiros e estudantes, abordou a inserção da mulher em espaços políticos.

De acordo com a diretora de políticas para mulher, Marina França, também assessora técnica do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (CREA-SE), a pauta central do evento debate a presença das mulheres nos espaços decisórios, nas lideranças trabalhistas e profissionais. “Este ano será muito significativo, pois acontecerão as eleições no país e também nos conselhos e órgãos da engenharia”, diz.

Isabella de Lima e Marina França

Ela ainda acrescenta que o assédio moral é um dos principais fatores que impedem um maior protagonismo das mulheres nos espaços de poder dentro da engenharia. “O assédio está interligado com este debate. Porém, observamos que está havendo um crescimento participativo das mulheres”.

Quem também avalia este crescimento é a engenheira civil, Isabella de Lima. Para ela, o cenário está mudando e as mulheres estão ocupando os espaços que historicamente foram exercidos pelos homens. “Quando comecei o curso de engenharia em 1992, só tinha duas mulheres em uma turma de 60 pessoas. Hoje, o número de mulheres vem aumentando na engenharia”, finaliza.

Importante destacar ainda as presenças no evento do conselheiro federal, Gustavo Braz, do diretor administrativo do CREA-SE, Julio Cezar Silveira Prado, e do presidente do SENGE-SE, Rosivaldo Ribeiro Santos, que apoiam esta causa.

Com informações de Geilson Gomes e Verlane Estácio – Portal Infonet

Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE