Salvador sedia 5ª Reunião do Colégio de Presidentes

O presidente em exercício do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), o engenheiro civil, Tadeu Maciel participa  em Salvador  da 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua. O evento, que ocorre  até sexta-feira (22/9) no Hotel São Salvador, discute temas relacionados à área tecnológica, apontados pelos 27 Creas do Brasil. Na pauta da reunião estão previstas discussões em torno da Decisão Normativa nº 111/2017, que dispõe sobre as diretrizes para análise das Anotações de Responsabilidade Técnica (ART’s) registradas e os procedimentos para fiscalização da prática de acobertamento profissional. O processo eleitoral e a implantação e comissões ou grupos de trabalhos de acessibilidade em todos os regionais são alguns dos assuntos colocados em destaque pelos presidentes.

O presidente do Crea-BA, engenheiro mecânico Marco Antônio Amigo, aproveitou a ocasião para convidar os gestores de todos os Creas para participar do 8º Fórum Mundial da Água, que será realizado de 18 a 20 de outubro, em Juazeiro, cidade que fica a 500 km de Salvador. Amigo destacou os eventos realizados pelo Conselho Baiano, em favor da proteção dos serviços ecossistêmicos e garantia de água de qualidade. “ A expectativa é reunir cerca de 600 participantes na cidade que faz fronteira com o estado de Pernambuco. É muito importante que a comunidade local se junte a nós nesta causa”.

O gestor informou que o Crea-BA vem participando de debates que vão definir o futuro da logística no Estado, como a construção da Ponte Salvador-Itaparica, da Fiol e do Porto Sul, bem como, ressaltou a importância da construção do Caderno de Desenvolvimento do Estado, que vem sendo discutido por secretarias de estado e instituições como a Federação de Indústrias da Bahia (Fieb).

O Colégio de Presidentes é um fórum consultivo do Sistema Confea/Crea e Mútua, composto pelo presidente do Confea e representantes dos 27 Creas e presidência da Mútua criado com o objetivo de discutir temas da área tecnológica e de assuntos institucionais e políticos de abrangência municipal, estadual, nacional e internacional, referentes ao desenvolvimento brasileiro e global.

Presentes a reunião,  o vice-presidente do Confea, eng. agrônomo Daniel Antônio Salati Marcondes; o presidente do Crea, eng. mecânico Marco Amigo; o coordenador do CP, eng. eletricista Modesto Ferreira dos Santos Filho e o diretor da Mútua, eng. civil Jorge Silveira.

Nadja Pacheco

Fotos: Clara Feliciano