Presidente em exercício, Julio Fialkoski, destaca importância da realização da Copimera no Brasil

Copimera juliofialkoski
O Confea sediará a XXIV Assembleia da Confederação Pan-americana da Engenharia Mecânica, Elétrica, Industrial e Ramos Afins (Copimera) e a IV Cúpula de Colégios de Engenharia, de 26 a 28 de novembro. “A realização da Copimera no Confea contribui para fortalecer politicamente a posição do Brasil nesses eixos de atuação profissional, das três Américas”, avalia Fialkoski.

O presidente em exercício do Confea, engenheiro mecânico, civil e de segurança do trabalho Julio Fialkoski, destaca a importância de se realizar esse evento internacional no Brasil. Ele lembra que o país tem uma reconhecida posição de destaque em termos de inovação, tecnologia, serviços, equipamentos e ideias, porém não está ocupando o devido espaço político. “Fazer aqui a reunião com os membros da Copimera possibilita que o Brasil assuma a liderança momentânea dentro dessa cadeia da engenharia”, assinala. Representantes de vários países das três Américas participarão dos debates com o objetivo de promover o intercâmbio de novos conhecimentos científicos e inovações tecnológicas para contribuir com o desenvolvimento dos países americanos.

Ele ressalta a importância de discutir os temas relacionados às engenharias, de modo a nivelar a informação entre profissionais, escolas, empresas e profissionais autônomos dessas áreas de atuação. “O Brasil é líder, em dimensão, nessas áreas da engenharia e é um sonho de todos esses povos conhecer, compartilhar e desfrutar dos avanços de nossa tecnologia”, analisa Fialkoski, ao observar que o evento a ser sediado pelo Confea é a oportunidade de discutir, internacionalmente, os temas relacionados às áreas de engenharia abrangidas pela Copimera.

Confira a programação em português e a programação em espanhol . A edição 2014 da assembleia da Copimera no Brasil é organizada pela Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi) e pela Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (Abee), e conta com patrocínio da Mútua e apoio do Confea.

Sobre a Copimera
O Confea se tornou membro da Copimera no ano de 2010, por meio da Decisão Plenária 1474/2010, tendo como seu representante naquela Confederação o conselheiro federal e presidente em exercício do Confea, Julio Fialkoski, designado presidente da Comissão Organizadora do evento, pelo Plenário Federal.

Além de Fialkoski, a comissão organizadora é composta pelos secretários e engenheiros mecânicos Jorge Nei Brito e Francisco Machado da Silva, que representam o Colégio de Entidades Nacionais (Cden); o tesoureiro, engenheiro eletricista Olavo Botelho (Cden); e o convidado, engenheiro eletricista Aramis Arauz Guerra, da Abee.

A XXIV Assembleia da Copimera e a IV Cúpula de Colégios de Engenharia são reuniões realizadas entre as entidades membros da Confederação para tratar de assuntos inerentes às profissões e, ainda, de assuntos internos da Copimera.

Fonte: Confea.

Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE