Plantio de pimenta-do-reino é iniciado em Lagarto


Foram plantados os primeiros pés de pimenta-do-reino no Perímetro Irrigado Piauí (Pepia). Ao todo serão 500 mudas em um dos lotes do projeto, mas além deste existem outros quinze produtores do Pepia também interessados na cultura.

Da pesquisa para a escolha da melhor variedade de pimenta-do-reino à decisão sobre como iniciar o cultivo, passando pela pesquisa dos tratos culturais adequados para a planta, o Técnico Agrícola Tito Reis, responsável pelo projeto, acompanhou tudo de perto. Introduzir a pimenta-do-reino em Lagarto foi uma ideia que surgiu do desejo manifestado pelos irrigantes de poder investir nessa cultura lucrativa de que sempre ouviram falar.

Espera-se que a produção em escala comercial da pimenta-do-reino, tão valorizada no mercado, chegue a atingir o preço de 15 reais o quilo no atacado.

Essa já é a segunda cultura inédita plantada na área do perímetro, na semana passada foram plantadas 1000 mudas de caqui, e ainda é prevista para setembro a chegada de mais de 2000 mudas frutíferas de pera e maçã, também desenvolvidas no projeto experimental.

O Perímetro Irrigado Piauí está localizado no município de Lagarto, no Território Centro Sul, distando 69 km de Aracaju e 6 km da sede municipal. Também são exploradas as culturas de batata doce, inhame,  mandioca, repolho, pimentas malagueta e jalapenã, pimentão,  quiabo, tomate, maracujá, amendoim, mamão, laranja e mudas citrícolas. A área faz parte do projeto experimental “Integração e avaliação de culturas alternativas para as áreas do Semiárido Brasileiro”, desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Petrolina-PE, em parceria com outros órgãos.

Com informações da Agência Sergipe de Notícias

Pesquisa: Leonardo Barreto – Estagiário da ASCOM

_______________________________________

Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE
Luciana Braga – Assessora de Comunicação

Telma Luiza Lima – Criação e Design
Contatos: ascom@crea-se.org.br | (79) 3234-3000 | 3234-3012

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.