Plano de Comunicação do Confea e divulgação do agronegócio na pauta do plenário

O plenário aprovou na tarde desta quinta-feira (9) o Plano de Comunicação do Confea 2018-2020 cuja proposta é formalizar o processo de comunicação institucional, identificando e aperfeiçoando os canais, definindo os públicos, a periodicidade da informação e a qualificação dos conteúdos. Tem ainda como meta básica estabelecer diretrizes, objetivos e estratégias para a prática da comunicação e divulgação do referencial estratégico, já consolidado. Com isso, o Confea irá ampliar a divulgação das profissões do Sistema Confea/Crea para a sociedade, enfatizando a importância, as atribuições e a responsabilidade dos profissionais da área tecnológica.

Alinhado à Agenda Estratégica, ao Programa de Gestão e ao Plano Anual de Trabalho do Federal, o documento prevê ações que irão promover a valorização profissional e, ao mesmo tempo, garantir a segurança e a defesa da população. Para isso, serão realizadas campanhas de divulgação de conteúdos de caráter educativo, informativo e de orientação social.

Antes de chegar ao plenário, o plano – estruturado pela Superintendência de Estratégia e Gestão (SEG) e Gerência de Comunicação e Marketing (GCO), com a participação da Gerência de Planejamento e Gestão (GPG) – foi apreciado pela Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais) e pelo Conselho de Comunicação e Marketing do Confea (CCM).

Confira as fotos no Facebook do Confea

Agronegócio na agenda 
A divulgação do agronegócio também esteve na pauta da 1468ª Sessão Plenária, que no período da tarde contou com a presença do titular da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Agronomia (CCEAGRO), eng. agr. Kleber Souza dos Santos, do coordenador do Projeto Expedição Safra, jornalista Giovani Ferreira, e da responsável pela área de Marketing da iniciativa, Naiara Ramaiana.

Giovani Ferreira

Ao plenário, os convidados adiantaram a proposta de parceria entre o Confea e o Expedição Safra, o qual tem o objetivo de acompanhar a situação das lavouras no Brasil, o andamento da colheita e as condições de mercado. “O projeto tem 13 anos, começou no Paraná e hoje tem ampla capilaridade por todo o país, com atuação em 16 estados que representam mais de 95% da produção agropecuária nacional”, disse Giovani ao ressaltar que a principal missão do trabalho é discutir as variáveis que impactam o agronegócio, como políticas agrícolas, tecnologia, mercado, clima e logística.

Considerando a relação direta do Confea com essas temáticas, Giovani afirmou ser importante a inserção do Conselho no Expedição Safra. “Queremos somar a esse projeto o Confea e as Câmaras de Agronomia e, por ventura, de outras Engenharias.”

Kleber Santos (CCEAGRO)

A proposta do trabalho em conjunto teve origem na CCEAGRO, como explicou Kleber Santos. “A Coordenadoria está envolvida com o projeto Expedição Safra a fim de divulgar o segmento e a importância dos profissionais, não apenas os da Agronomia mas também aqueles que atuam em setores relacionados, como os da Mecânica e Civil que trabalham por exemplo em frigoríficos e construções civis no meio rural”, comentou o engenheiro agrônomo ao ressaltar para o público que o agronegócio no Brasil ajuda a segurar boa parte da economia e contribui inclusive para a questão social, como demonstram os números apresentados pelo coordenador do Expedição Safra. “30% a 32% do Produto Interno Bruto brasileiro tem base no agronegócio e, em 2017, o setor contribuiu para 46% das exportações”, mencionou Giovani.

Presidente Joel Krüger

Ao fim, o presidente Joel Krüger agradeceu a presença dos convidados enfatizando a relevância e abrangência das atividades agronômicas: “A Agronomia abarca muitas tecnologias desenvolvidas pelas demais Engenharias”. Na oportunidade, Krüger antecipou ao público que a parceria, já prevista no Plano de Comunicação do Confea, tão logo será formalizada e apresentada ao plenário.

Soea
Pela manhã, pouco depois das 9h, Edson Delgado e Daniel Salati, respectivamente vice-presidente e membro do Conselho Diretor do Confea, iniciaram os trabalhos da 1468ª Sessão Plenária. Da Mesa Diretora também fizeram parte Paulo Guimarães, diretor da Mútua, e Wilson Lang, coordenador do Colégio de Entidades Nacionais.

Ao se dirigir aos conselheiros, Guimarães afirmou que “já estão garantidos os seguros de vida e de saúde a todos os inscritos na 75ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), a ser realizada de 21 a 24 próximos, em Maceió (AL). Mais informações em www.soea.org.br

Cden
Lang, por sua vez, convidou o Confea para participar com o Ibape-DF (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias) e o Serviço de Patrimônio da União de um movimento que visa à avaliação imobiliária de diversos prédios públicos que o governo federal pretende colocar à venda.

Outro tema tratado pelo coordenador do Cden que preside o Ibape-DF, diz respeito aos concursos públicos. Como exemplo, citou o promovido pelo Ministério da Agricultura e que é dirigido apenas a engenheiros agrônomos, quando as atribuições a serem aplicadas no trabalho alcançam outras atividades da área e não apenas Agronomia.

Delgado garantiu que o Confea participará da reunião e adiantou que o assunto dos títulos já vem sendo tratado junto ao Ministério da Educação, no âmbito do Conselho Nacional de Educação.
 
Renovação do plenário
Pouco antes do início do relato de processos das comissões permanentes, o conselheiro Alessandro Machado alertou para o prazo de desincompatibilização dos interessados em concorrer às próximas eleições que renovarão do terço do plenário do conselho federal.

“Lembro que termina hoje o prazo de desincompatibilização para os candidatos a titular e suplente de cinco cadeiras do plenário do Confea.”

No pleito ditado por Machado, em 9 de novembro, nos Creas, serão eleitos representantes dos Grupos Profissionais nos Estados do Espírito Santo (Grupo Industrial), de Goiás (Modalidade Agronomia), de Pernambuco (Modalidade Industrial), do Rio Grande do Norte (Modalidade Elétrica), de São Paulo (Modalidade Civil). O representante das instituições de ensino de Agronomia, será eleito três dias depois, em 12 de novembro, na sede do Confea, em Brasília.

Os mandatos se iniciam em 1º de janeiro de 2019 e terminam em 31 de dezembro de 2021.
 
Julianna Curado e Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.