Pedro Lessa recebe medalha do mérito e participa de encontro com homenageados

Luiz Capoani, Pedro Lessa, Gustavo Braz e Jorge Silveira

O eng. agrônomo Pedro de Araújo Lessa, indicado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe, recebeu durante a cerimônia de abertura da 70ª Soea a medalha do mérito do Sistema Confea/Crea e Mútua, das mãos do conselheiro federal, eng. mecânico Gustavo Braz, e do presidente do Crea-SE, eng. civil Jorge Roberto Silveira. Ponto alto da cerimônia, a entrega das honrarias a 24 personalidades que gravaram seu nome na história do desenvolvimento tecnológico nacional emocionou as mais de 3 mil pessoas presentes no Serra Park, em Gramado (RS).

Seleção

Para receber as honrarias, os nomes são indicados pelos Creas, entidades ligadas ao Sistema Confea/Crea, ou mesmo vindas de iniciativas pessoais. Todas passam pelo crivo das Comissões do Mérito e plenários dos Conselhos Regionais e Federal de Engenharia e Agronomia. Este ano, coordenada pelo eng. civ. Walter Logatti, conselheiro federal, a Comissão do Mérito do Confea recebeu 99 indicados para a seleção dos 24 nomes.

Pedro de Araújo Lessa

Pedro Lessa e Jorge Silveira

“Para mim foi uma surpresa porque a gente desenvolve a nossa atividade profissional com dedicação, com amor e perseverança. E, logicamente, atribuo essa homenagem aos meus pares, que ao longo da minha vida profissional estiveram ao meu lado. Essa homenagem não é apenas minha, é extensiva a todos os meus colegas engenheiros de Sergipe”, disse Pedro Lessa após receber a honraria.

Encontro entre homenageados

Em agradecimento especial à Comissão do Mérito e aos homenageados com as honrarias do Sistema Confea/Crea e Mútua em 2013, foi realizado na noite da terça-feira (10) no hotel Continental, em Gramado (RS), um jantar especial.

Para o presidente do Confea, eng. civil José Tadeu, o trabalho da Comissão, coordenada pelo eng. civ. Walter Logatti Filho, pode ser avaliado pelos critérios usados e pela qualidade da contribuição dada por cada um dos homenageados – 13 com o certificado e 11 que in memoriam tiveram seus nomes inscritos no Livro do Mérito.

Tadeu citou o nome dos integrantes da comissão e, na sequência, também agradeceu “a oportunidade de homenagear profissionais que dedicaram boa parte de suas vidas ao desenvolvimento tecnológico nacional, à defesa de ideias e ideais e a um trabalho sempre visando ao bem coletivo, contribuindo para a valorização profissional”, e citou o nome de cada homenageado.

Por sua vez, no encontro, Logatti destacou o “empenho dos conselheiros federais que garimparam o melhor entre os melhores”, entre as 99 indicações para este ano.

Em nome dos galardoados de 2013, Valter José Matielo destacou a seriedade com que a Comissão do Mérito e o Confea conduzem a tradição das honrarias. “Agradeço os que nos ajudaram a chegar até aqui, a esse reconhecimento. Esposas, filhos, netos, companheiros de vida”.

“A homenagem nos emociona e o Livro Láurea ao Mérito sela essa emoção”. Referindo-se ao presidente do Confea, disse: “como diz José Tadeu, o desafio é grande, precisamos ter um Sistema sustentável, o que exige dedicação de cada um e de todos em especial”. Para Matielo, “a depender dos que estão aqui, o Sistema alcançará seus objetivos”.

Encontro em homenagem aos galardoados pelo Sistema Confea/Crea e Mútua

Com informações da Equipe de Comunicação do Confea e dos Creas