Orçamento do Crea-SE para 2017 é aprovado pelo Plenário

b753fb0d-67d8-4dde-9873-f90eacfcb857O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) colocou para análise a proposta orçamentária para o exercício 2017.  O orçamento no valor de R$ 10.677.641,00 foi aprovado pela maioria dos conselheiros em sessão plenária realizada nessa segunda-feira (10/10).

O presidente do Crea-SE, Aríco Resende destacou que  a proposta orçamentária para o Crea é muito importante porque  norteia as diretrizes financeiras do Conselho a partir do próximo exercício. Depois de uma intensa discussão, analisando item a item, o Plenário decidiu aprovar a proposta orçamentária, que agora será submetida a analise técnica do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

Chamada Pública

4c6e22eb-67f4-40cf-918e-a536f25ff1eaOutro assunto em pauta foi à chamada pública do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia   visando à seleção de propostas para apoio financeiro, através de termo de parceira, na execução de projetos oriundos de entidades de classe nacional credenciadas junto ao Colégio de Entidades Nacionais – Cden; oriundos de entidades de classe reconhecidas como precursoras ou com Entidade de Classe regional, registrada no Crea.

Os projetos devem ter como objetivo geral o aperfeiçoamento das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Creas, o fortalecimento de sua respectiva fiscalização, a divulgação do Código de Ética Profissional ou a conscientização do registro da Anotação de Responsabilidade Técnica – ART e do acervo técnico profissional. Serão disponibilizados R$ 1,7 milhão (hum milhão e setecentos mil reais).  É obrigatória a apresentação de contrapartida institucional pelo proponente, sendo disponibilizados pelo Confea no máximo 80% (oitenta por cento) do valor total do projeto.

engenheira química, Rosiane dos Santos

Ainda durante a sessão, a engenheira química, Rosiane dos Santos, técnica do Laboratório de Engenharia Química da Universidade Federal de Sergipe (UFS) apresentou aos conselheiros o trabalho científico sobre “Obtenção e avaliação de nutriente de nitrogênio em plantio de quiabeiro”.

O trabalho desenvolvido por Rosiane e também por Denes Carlos Santos e Graça (engenheiro industrial) e Ana Amélia Gama de Barros (engenharia química) ficou entre os 21 selecionados pelo Contec/ 2016- Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia.

Na palestra, Rosiane destacou o desenvolvimento e avaliação de um produto de liberação controlada de nitrogênio. “Trata-se da produção de um novo fertilizante, que demora mais tempo na liberação de nitrogênio, necessário para o desenvolvimento da planta, fazendo com que a planta o possa aproveitar durante todo o seu processo de crescimento até a produção dos frutos, reduzindo a contaminação dos solos e dos lençóis freáticos”, explica a engenheira.