Novo manual para padronização da fiscalização no setor elétrico é apresentado no Workshop de Engenheiros Eletricistas

Jovanilson Freitas, coordenador do CNCEEE

O novo manual para padronizar a fiscalização do setor elétrico foi apresentado aos profissionais da área nesta quinta-feira (29/9)  no Workshop dos engenheiros eletricistas, evento que acontece na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (AEASE), em Aracaju. . O material foi produzido por coordenadores das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia do País.

f3a6b0f2-9be4-4ab6-9106-4407aaa1d757
Engenheiros, José Augusto Bezerra, Sérgio Cesário Nunes e Jovanilson Feitas

De acordo com Jovanilson Freitas, coordenador do CNCEEE,  o manual atende ao anseio dos profissionais da área e chega para  contribuir na melhoria e eficácia da fiscalização. “Colocamos como prioridade a formatação deste material para este ano, diante das divergências no processo fiscalizatório, sendo que, os critérios a serem adotados devem seguir um padrão em todo o País, até mesmo porque a área é a mesma. Evidentemente que em alguns lugares teremos particularidades por termos atividades que, talvez,  em outros lugares não existam, mas em sua maioria a fiscalização segue a mesma linha e com o mesmo objetivo”, destacou.

César Bandeira Alçencar

A programação do primeiro dia do Workshop também foi marcada por importantes e polêmicos temas relacionados ao sistema elétrico. ‘ A matriz energética brasileira’ foi um os temas em destaque. O assunto foi ministrado pelo  engenheiro eletricista e coordenador da Câmara Especializada de Elétrica do Distrito Federal (DF), Raimundo César Bandeira que fez uma análise atualizada e crítica sobre o conjunto de fontes de energia ofertadas no Brasil.

“As fontes de produção de energia, sejam elas eólica, hidroelétrica ou solar, estão diretamente relacionadas com  as fontes de consumo, como por exemplo o setor residencial, agropecuário e industrial e nós precisamos avaliar se elas estão funcionando bem, ou seja se o consumo está sendo devidamente atendido e se a produção está se dando dentro de limites de eficiência

Álvaro Martins

aceitável”, pontuou.

Outro assunto    que despertou o interesse e gerou vários questionamentos por parte dos profissionais presentes ao evento foi as novas regas da  Norma (NBR 5419/2015) e os principais desafios dessas mudanças para os engenheiros eletricistas. O tema foi ministrado por  Álvaro Martins.