Morre Jaime Gusmão, uma unanimidade da Engenharia pernambucana

Jaime GusmãoO professor emérito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e ex-presidente do Crea-PE, engenheiro civil Jaime Azevedo Gusmão Filho, faleceu aos 80 anos, no dia 1º do ano, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória. O corpo foi velado na manhã de quarta-feira (2) no cemitério Morada da Paz, na cidade de Paulista, Região Metropolitana do Recife.

Jaime Gusmão foi presidente do Crea-PE, do Clube de Engenharia de Pernambuco e da Empresa de Urbanização do Recife (URB). Formou-se em Engenharia Civil na UFPE em 1954, onde começou lecionar e, anos mais tarde, ajudou a implementar o programa de pós-graduação em engenharia civil. Na URB, que presidiu na década de 80, durante a gestão de Jarbas Vasconcelos como prefeito do Recife, foi um dos mentores do Programa de Gerenciamento dos Morros e um dos pioneiros no mapeamento de encostas para a prevenção de deslizamento de barreiras na região Nordeste. Em 1995, ele recebeu o título de Comendador da Ordem do Mérito de Capibaribe. Em 2001, recebeu, também, a medalha do mérito José Mariano. O corpo do professor foi cremado na tarde de ontem.

: G1 PE e Jornal do Commercio de Pernambuco

Imagens:  Jornal do Commercio de Pernambuco e Crea-PE