Jorge Silveira é um dos homenageados pelo IBEC no dia do Engenheiro de Custos

Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC) comemorou seus 35 anos e o Dia do Engenheiro de Custos, na noite do dia 15 de maio. A solenidade, realizada no Salão Nobre da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, homenageou profissionais que se destacaram por sua contribuição para um país melhor, entre eles, o presidente do Crea-SE, eng. civil Jorge Roberto Silveira.

O homenageado “Engenheiro de Custos do Ano” foi o presidente do Confea, José Tadeu da Silva. O ministro Aroldo Cedraz, do Tribunal de Contas da União, recebeu o título de “Personalidade do Ano”. Já as homenagens de “Destaque do Ano” foram conferidas ao vice-almirante da Diretoria de Obras Civis da Marinha, Liseo Zampronio; a Nelton Miguel Friedrich, da Itaipu Binacional; ao deputado federal de Santa Catarina, Edinho Bez; a Jorge Luiz Macedo Bastos, da ANTT; e a Clovis Lascosque, da CODESA.

Os presidentes de Creas também receberam homenagem especial do IBEC. Estavam presentes o presidente do CREA-RJ, Agostinho Guerreiro; o presidente do CREA-ES, Helder Paulo Carnielli; o presidente do CREA-SE, Jorge Roberto Silveira; o presidente do CREA-RS, Luiz Alcides Capoani; o presidente do CREA-GO, Gerson de Almeida Taguatinga; o presidente do CREA-AL, Roosevelt Patriota Cota; o presidente do CREA-MS, Jary de Carvalho Castro (representado por seu filho, Farid Castro); o presidente do CREA-MT, Juarez Samaniego; o presidente do CREA-DF, Flavio Correia; e o presidente do CREA-SC, Carlos Alberto Kita Xavier.

O IBEC homenageou ainda as Associações de Engenheiros e Arquitetos do Rio de Janeiro. A Associação dos Engenheiros Ferroviários – AENFER; a Associação Brasileira de Energia Nuclear – ABEN; e a Associação de Arquitetos e Engenheiros da Região dos Lagos – ASAERLA, foram as associações presentes que receberam menção especial.

O deputado Edinho Bez, responsável pelo projeto de lei que criou o Dia Nacional do Engenheiro de Custos, afirmou que a Engenharia de Custos é tão importante para o país, que entendeu ser essencial a homenagem ao profissional da área. “É importante homenagearmos essa ciência da engenharia tão diferenciada. Por isso, propomos, numa discussão com os profissionais da área, homenageá-los com este dia, no âmbito nacional”.

Outro “Destaque do Ano”, Nelton Miguel Friedrich, responsável por um belíssimo programa de preservação ambiental da bacia hidrográfica do Paraná, destacou a importância do trabalho do Instituto na promoção da Engenharia de Custos. “É fundamental o reconhecimento e a valorização de um dos trabalhos mais importantes do país que é o papel do IBEC. A Engenharia de Custos nas obras públicas garante que o dinheiro público seja bem aplicado”.

Os Engenheiros de Custos de anos anteriores Miguel Stabile (2007), Jeferson Faria Vianna (2010) e Luciana Barbosa Ramos Reis (2011) também receberam homenagem especial. “Não tenho dúvida de que a Engenharia de Custos e o IBEC têm um papel muito importante para cumprir junto à Engenharia Nacional e uma contribuição fundamental ao país”, afirmou José Tadeu, presidente do Confea e “Engenheiro de Custos de 2013”.

O título de Professor Destaque do Ano” do IBEC foi concedido a Carlos Ferrandini. O prof. Carlos Shinoda, Diretor do Instituto Nacional de Pós-Graduação também foi especialmente homenageado.

A revista “Engenharia de Custos” foi lançada durante o evento. Esta primeira edição traz entrevistas com os principais homenageados e uma matéria especial sobre o Programa de Desenvolvimento de Submarinos – PROSUB, desenvolvido pela Marinha do Brasil. O 10º Congresso Mundial do Conselho Internacional de Engenharia de Custos, também destaque na solenidade, é mais uma iniciativa do IBEC, e será realizado no Rio de Janeiro em 2016.

Fonte: Informações do IBEC.

Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE
Luciana Braga – Assessora de Comunicação