FPI: Crea-SE e Defesa Civil de Aracaju realizam vistoria no Shopping Jardins

Com uma vistoria nas instalações do Shopping Jardins, situado na zona sul da capital sergipana, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) , em parceria com a Defesa Civil de Aracaju iniciou nesta terça-feira (20) os trabalhos da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI). Além de verificar a conservação e possíveis riscos estruturais, principalmente em empreendimentos que concentram grande número de pessoas, a ação também tem por foco averiguar se os serviços de manutenção e preservação são executados por profissionais habilitados, com a devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

“O nosso intuito é promover a conscientização da importância de profissionais habilitados na prestação de serviços e na execução de obras relacionadas aos diversos ramos da Engenharia e da Agronomia, observados os princípios técnicos, éticos, econômicos, tecnológicos, sociais e ambientais”. É o que ressalta a assessora de Política Institucional do Crea-SE e coordenadora da FPI, a  engenheira civil Ruskaja Sandrin.

De acordo com a coordenadora foram solicitados e avaliados diversos documentos, entre eles, o atestado de regularidade do Corpo de Bombeiros; projeto de combate a incêndio e pânico, além da relação dos profissionais abrangidos pelo sistema CONFEA/ Crea. Também foram solicitadas todas as Anotações de Responsabilidade Técnica (ART’s), inclusive das empresas prestadoras de serviço de manutenção, das obras em andamento e serviços temporários.

A fiscalização teve o auxílio de um drone com capacidade de fornecer informações de imagens e de dados técnicos precisos sobre obras de grande porte. Com esse equipamento, a equipe monitorou e avaliou a área externa do shopping, especialmente o telhado. Durante a inspeção também foi verificada a situação dos elevadores, paredes, vigas, pilares, subestações elétricas, de ar-condicionado; equipamentos de segurança, a exemplo de extintores de incêndio. A acessibilidade também foi foco da vistoria.

A equipe da FPI foi recebida pelo superintendente do Shopping Jardins, Jayro Cezar Ramos de Lima e pelo gerente operacional, Saulo Tavares. Além de representantes da Defesa Civil de Aracaju, a vistoria contou com a atuação do gerente de Fiscalização do Crea-SE, George Pires de Rezende; dos fiscais, Danilo Silva e Wlademir Marques; das assessoras, Vanessa Bigi e Paula Braz; do coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica, engenheiro eletricista, Antônio Francisco Pierre e do coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica, Assis Marques.

VEJA FOTOS DA FPI NO FACEBOOK DO CREA-SE

Relatório técnico

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju major Sílvio Prado reforçou que o objetivo da ação não é multar ou interditar, mas identificar riscos e passar para os responsáveis resolverem, de forma que o trabalho de prevenção seja eficaz e impeça que qualquer evento [danoso] aconteça.

“A perspectiva é de que as ações ocorram periodicamente e contemplem estruturas de diversos segmentos. Pretendemos fiscalizar edificações de outras classes de ocupação, como hotéis, hospitais, postos de saúde e outras instalações que possam ser vulneráveis e que recebam um grande fluxo de pessoas”, disse o Major ao frisar que nessa quinta-feira ( 22) a equipe vai se reunir para preparar um relatório técnico sobre o resultado da fiscalização no Shopping Jardins. Ele comunicou ainda que na próxima terça-feira (27) a FPI será realizada no Shopping Riomar.