Expedição Safra 2018/19 será lançada no Confea

Na quarta-feira (10), no Plenário do Confea, será lançada a Expedição Safra 2018/19, que tem como objetivo acompanhar a situação das lavouras no Brasil, o andamento da colheita e as condições de mercado. Nesta edição, estão em pauta os avanços, as oportunidades e os desafios do setor, que da oferta à demanda mobiliza o urbano e o rural, além de impactar no crédito, logística, mercado e tecnologia.

No ciclo atual, a Expedição Safra celebra uma parceria estratégica

Giovani Ferreira

com o Sistema Confea/Crea, que representa mais de 100.000 profissionais Engenheiros Agrônomos no país. A aliança não apenas chancela como garante mais qualidade e capilaridade à sondagem, que vai rodar 50.000 quilômetros por 12 estados brasileiros, além das regiões produtoras de outros cinco países.

“O projeto tem 13 anos, começou no Paraná e hoje tem ampla capilaridade por todo o país, com atuação em 16 estados que representam mais de 95% da produção agropecuária nacional”, disse o coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira,  ao ressaltar que a principal missão do trabalho é discutir as variáveis que impactam o agronegócio, como políticas agrícolas, tecnologia, mercado, clima e logística.

Kleber Santos (CCEAGRO)

Considerando a relação direta do Confea com essas temáticas, Giovani afirmou ser importante a inserção do Conselho no Expedição Safra. “Queremos somar a esse projeto o Confea e as Câmaras de Agronomia e, por ventura, de outras Engenharias.” A proposta do trabalho em conjunto teve origem na CCEAGRO, como explicou Kleber Santos. “A Coordenadoria está envolvida com o projeto Expedição Safra a fim de divulgar o segmento e a importância dos profissionais, não apenas os da Agronomia, mas também aqueles que atuam em setores relacionados, como os da Mecânica e Civil que trabalham por exemplo em frigoríficos e construções civis no meio rural”, comentou o engenheiro agrônomo ao ressaltar para o público que o agronegócio no Brasil ajuda a segurar boa parte da economia e contribui inclusive para a questão social, como demonstram os números apresentados pelo coordenador do Expedição Safra. “30% a 32% do Produto Interno Bruto brasileiro tem base no agronegócio e, em 2017, o setor contribuiu para 46% das exportações”, mencionou Giovani.

Sobre a Expedição Safra

A Expedição Safra faz um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos da América do Sul à América do Norte. O projeto percorre 12 estados brasileiros nas etapas de plantio e colheita. Para ampliar a discussão sobre mercado, desde a temporada 2010/11 a equipe realiza roteiros extraordinários, com incursões à Alemanha, Holanda, Bélgica, França, China, Índia, Israel, Rússia e ao Canal do Panamá. A Expedição Safra é uma iniciativa do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Sementes Castrolanda, Agrotech, Alta, Expo Londrina, Crea-PR, Mútua, Rumo, Integrada, C.Vale, CME Group, Faep e Ocepar.

O lançamento da Expedição será na quarta-feira (10), às 14h30, no Plenário do Confea.