Ética Profissional é destacada no Congresso Estadual de Profissionais de Sergipe

O 7º Congresso Estadual de Profissionais aberto nesta terça-feira (21/6) pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), com o apoio da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua),  trouxe para discussão a questão da ética e conduta profissional. O assunto foi ministrado pelo coordenador nacional das Comissões de Ética no Confea, o engenheiro eletricista, Sérgio Maurício Mendonça que abordou os problemas éticos que surgem, principalmente pelo desconhecimento do profissional em relação à legislação, às responsabilidades e penalidades.

No início da apresentação, Sérgio Mauricio fez uma breve introdução sobre o conceito de Ética. “A ética é um conjunto de normas morais pelas quais o indivíduo deve orientar seu comportamento na profissão que exerce. É imprescindível em todas as profissões, para que possamos viver relativamente bem em sociedade”, define o palestrante.

DSCN2212

Sérgio Maurício também destacou e reforçou a importância do manual de procedimentos para a condução dos processos de ética profissional. “Somente respaldado no manual é que poderemos conduzir os processos éticos de modo correto, sem vícios. Uma denúncia, por exemplo, precisa ser bem documentada e fundamentada, os indícios apontados precisam ser observados e os dois lados devem ser ouvidos. Os prazos também precisam ser rigorosamente cumpridos”, alertou ele.

O assunto despertou o interesse dos participantes do CEP que questionaram, opinaram e aproveitaram o momento pra tirar dúvidas e trocar experiências sobre a questão.

“Como coordenador nacional minha preocupação é alertar aos profissionais e também estudantes sobre a necessidade de conhecer profundamente o Código de Ética e suas nuances, no sentido de evitar problemas futuros. É também minha preocupação e foco orientar e capacitar os conselheiros sobre a formar de agir e proceder diante de um processo de infração contra o Código de Ética praticada pelo profissional”, ressaltou Sérgio Maurício.