Engenheiro especialista em planejamento conclama profissionais a se engajarem na política

Após a solenidade de abertura do 8º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, os participantes do evento assistiram à apresentação do ex-vice-presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), funcionário de carreira da instituição, engenheiro civil e especialista em planejamento e políticas públicas Darc Costa. Um folder com o conteúdo abordado por Costa será entregue a senadores e deputados federais na manhã de 21 de fevereiro, quando os participantes do Encontro se mobilizarão em ação parlamentar (saiba mais).

Depois de traçar um panorama sobre as perspectivas de desenvolvimento nacional, o palestrante disse esperar que os profissionais da engenharia e da agronomia se envolvam nas atividades políticas do país. “Dos parlamentares que temos no Congresso Nacional, 5% são das áreas de engenharia e agronomia. É a menor taxa de engenheiros no Congresso que já tivemos, e isso me preocupa”, colocou.

ÁLBUM DE FOTOS DO 8º ENCONTRO DE LÍDERES REPRESENTANTES

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Em sua fala, Costa colocou que atualmente não há – como já houve no início do século passado – uma sintonia entre os pensadores e políticos brasileiros das diversas áreas. “As ideias estão encapsuladas dentro de seus nichos próprios de interesse”. Para pensar um novo projeto de desenvolvimento para o país, Costa parte de cinco pressupostos:

(i)    O Brasil tem uma grande dívida pública, que deve ser vista como um elemento promotor de investimentos, em vez de se tornar um impedimento da ação estatal (por conta de ajuste fiscal e cortes orçamentários). “A dívida pública é riqueza. Mas é uma riqueza estéril. O mercado financeiro não tem interesse de transformá-la em riqueza real. A ideia de que o investimento externo vai recuperar o Brasil tem falhas. Capital é uma coisa que se faz com trabalho. A base da riqueza é a atividade produtiva”.

(ii)    O país precisa melhorar sua distribuição de renda, por meio de políticas que valorizem o trabalho. “Montar uma economia que não dependa da mão de obra barata para ser bem-sucedida exige um novo tipo de trabalhador: um trabalhador educado e com maior renda”.

Brasil precisa integrar melhor seu território, abrindo mão da ótica de se priorizar excessivamente o modal rodoviário e prevendo um plano de ocupação do território, envolvendo ações de ordenamento territorial e políticas de ocupação fundiária. “Dentre essas ações, deve estar presente, com destaque, o planejamento da integração física do Brasil com os demais países da América do Sul e sua inserção mais logisticamente apoiada no comércio mundial”.

(iv)    O Brasil conta com uma indústria, no entanto, não é um país industrializado. Costa defende que um país é industrializado quando sua população se beneficia dos bens produzidos internamente. “Grande parcela da população brasileira não tem acesso aos bens industriais produzidos no Brasil, a começar pela casa própria”.

(v)    O Brasil colocou gente nas cidades, mas não se urbanizou. “Urbanizar vai muito além de deslocar pessoas do campo para a cidade. Urbanizar é dar a essas pessoas emprego, educação, saúde, segurança e uma boa moradia provida de água, esgoto, energia e dos meios modernos de convivência social”.

Todos os pontos abordados pelo palestrante requerem relevante participação da Engenharia e da Agronomia nacionais. Costa acredita que essas discussões devem motivar os profissionais do Sistema Confea/Crea a se engajarem na condução dos destinos do Brasil. “Aqui neste encontro se faz política. Mas peço que o envolvimento profissional vá além da política de classe. As propostas da Engenharia e da Agronomia têm que alcançar a política nacional”, finalizou.


Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.