Engenharia da Produção: Crea-SE entrega Carteiras de Autorização para Registro Profissional a recém-formados da Fanese

Cinco anos se passaram até o tão esperado momento da formatura. E o misto de saudade e alívio pela finalização de mais uma etapa na construção da carreira profissional foi vivido, na semana passada, pelos alunos do curso de Engenharia da Produção da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE). No ato da cerimônia, os 15 formandos viveram um momento ainda mais especial. Os recém-formados receberem do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) as Carteiras de Autorização para Registro Profissional.

O documento foi entregue pelo coordenador- adjunto da Câmara de Engenharia Mecânica e Metalúrgica do Crea-SE, o engenheiro mecânico,Caio Francisco da Silva Santana. Ele ressalta que com essa a ação, além de estreitar a relação com os futuros profissionais, o Crea-SE estabelece mais um mecanismo de controle para coibir o registro no Conselho a partir de diplomas falsos.“A Carteira de Autorização para Registro Profissional é muito importante para o recém-formado, pois certifica que o curso é registrado no Crea. Com ela em mãos, ele está apto a fazer o registro profissional no Conselho”, complementa o engenheiro.

Até então, somente após a colação de grau e com o certificado de conclusão de curso em mãos, é que os profissionais poderiam solicitar seu registro ao Crea-SE. A Carteira de Autorização facilita os trâmites para vinculação no Conselho e, ainda, assegura desconto no pagamento da taxa para abertura do registro.  O coordenador do Curso de Engenharia de Produção da Fanese, Alcides Araújo Filho parabenizou o Conselho e destacou a importância da iniciativa.

“A participação do CREA é o ponto de destaque nas formaturas. Para os estudantes, trata-se do Conselho que atua e consolida as conquistas da classe, representando-a nas diversas instâncias da sociedade, contribuindo para a sua sustentabilidade, com ética e justiça. Com essa iniciativa, o Crea reafirma seu compromisso com os recém-formados e mostra ser uma grande parceira nesse ciclo que se inicia marcado por desafios e muita expectativa”, disse o coordenador.

.                                           A Engenharia de Produção e sua importância para Sociedade

A Engenharia de Produção é rica pela diversidade de temas que oferece aos seus profissionais. Suas áreas possuem abordagens bem distintas, possibilitando uma variedade de oportunidades. O engenheiro de produção é um profissional valioso para as empresas. Ele é capaz de associar conhecimentos técnicos, como por exemplo, de elétrica e mecânica, mas também domina aspectos humanos e ambientes que norteiam a tomada de decisão dentro das organizações, e articular modelos formais quantitativos com aspectos qualitativos.

Atualmente, a Engenharia de Produção é dividida em dez áreas distintas, cada uma com suas respectivas subáreas. Essas áreas são: Engenheira de operações e processos de produção; Logística; Pesquisa operacional; Engenharia da qualidade; Engenharia organizacional; Engenharia do produto; Engenharia do trabalho; Engenharia econômica; Engenharia de sustentabilidade e Educação em engenharia de produção.

Texto: Iris Valéria de Azevedo

Fotos Pedro Noronha