Engenharia brasileira unida em favor do desenvolvimento nacional

Presidente Joel Krüger no lançamento do projeto 1 Milhão de Empregos, da CBIC: união e pautas comuns em defesa da soberania nacional

Com a presença de autoridades parlamentares e do setor da construção civil, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) lançou, na manhã desta quarta (14), em Brasília, o projeto “Construção: 1 Milhão de Empregos Já”. Durante sua fala, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), eng. civ. Joel Krüger, declarou seu apoio à iniciativa, lembrando que o Confea representa um milhão de profissionais e 250 mil empresas, correspondendo ao maior conselho profissional do mundo.

“Vamos caminhar juntos, são pautas comuns, vamos estar lado a lado, tanto no Congresso Nacional, como em outros setores para valorizar as nossas profissões, valorizar as nossas empresas, valorizar os nossos profissionais. Vamos estar juntos nestas e em outras pautas de interesse da soberania nacional”, disse, convidando a CBIC e os parlamentares a participar da abertura do Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea, na próxima quarta-feira (20), informando ainda que, no dia seguinte, será promovida uma ação parlamentar do Sistema no Congresso. “Só vamos retomar o desenvolvimento nacional, se a engenharia for protagonista desta história”, declarou, na conclusão da sua explanação.

Presidente José Carlos Martins: a CBIC pela retomada da agenda do desenvolvim

Joel Krüger comentou ainda que, recentemente, o Sistema Confea/Crea tem sido muito cobrado pela imprensa sobre o que estaria acontecendo com a engenharia brasileira, diante de recentes episódios trágicos enfrentados pelo país. “Tivemos Brumadinho, o incêndio no Centro de Treinamento do Flamengo, viadutos e outros problemas. E sempre tenho repetido: não existe problema nenhum com a engenharia brasileira, que é de altíssima qualidade. O que existe é a falta de engenharia nas obras e nos serviços do Brasil, e isso que nós precisamos mudar. Nós temos condições de fazer e fazer muito bem. E aí, temos muitas pautas importantes, como o modelo de contratação de obras públicas pelo modelo do pregão eletrônico, isso é inconcebível. Essa é uma pauta importantíssima que estamos fazendo junto ao Ministério da Economia, ao Tribunal de Contas e outros setores”.

Para o presidente da CBIC, eng. civ. José Carlos Martins, a entidade busca a união em torno do emprego no setor, enaltecendo o empenho de 90 entidades associadas à Câmara para a convocação dos parlamentares que participaram do lançamento do projeto.  “A agenda do desenvolvimento passa pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. A atuação de cada parlamentar tem sido, e continuará sendo, decisiva para o próximo ciclo, que desejamos seja de recuperação da economia e avanço nos mais diversos campos. O Congresso nacional tem papel decisivo a cumprir, com a apresentação, o exame e a aprovação de negócios favorável à retomada do investimento com segurança jurídica, maior previsibilidade e menos burocracia”, afirmou Martins.

Equipe de Comunicação do Confea