Debates e troca de experiência profissional marcam Encontro de Servidores e Conselheiros

e5c21c8b-a355-40fa-b0c7-41487471ed2cPlanejamento da Fiscalização para 2017; Liderança Coach e o Papel do Conselheiro Regional no Sistema Confea/Crea foram os temas que marcaram o primeiro dia do III Encontro de Servidores e Conselheiros. O evento promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) foi aberto nesta quinta-feira (9/3) e segue até esta sexta-feira  na sede da AEASE.

O evento tem por finalidade alinhar as ações entre os membros do dscn0407Conselho, diretoria e servidores com o objetivo de aprimorar os conhecimentos para que todos tenham mais clareza sobre o funcionamento do Crea e possam desenvolver suas atividades da melhor forma possível.  É também um encontro de boas-vindas aos novos conselheiros empossados no início de fevereiro deste ano.

Ruskaja Sandrin

No período da manhã, o ciclo de palestras foi aberto pela engenheira civil, Ruskaja Sandrin-assessora de Políticas Institucionais do Crea-SE. A engenheira falou sobre o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Crea’s e Mútua – Prodesu- vinculado ao planejamento de fiscalização.

“Diante dos índices apresentados no Encontro de Lideranças em Brasília há uma necessidade de readequação e reformulação das ações da fiscalização. Com base nisso, desenvolvemos o cronograma de ações que abrangerá de forma rotineira todos os municípios do Estado, o qual será acompanhado e gerenciado diariamente, a fim de não fugirmos das metas estabelecidas. Hoje com o concurso público em andamento, haverá a contratação, ainda este ano, de três novos fiscais, com o objetivo de ampliarmos a cobertura e o quantitativo de fiscalizações. É importante salientar que estas ações estão interligadas as melhorias das ferramentas tecnológicas disponibilizadas aos nossos fiscais e agentes administrativos”, disse a palestrante.

Liliana Pereira

O trabalho da fiscalização realizado pelo Crea-SE também foi assunto em destaque no Encontro. O tema foi ministrado pela técnica em edificações Liliana Pereira Filho- gerente de Fiscalização do Crea-SE- . A palestrante falou sobre o processo da fiscalização, seus avanços e desafios. “A fiscalização precisa estar presente em qualquer situação, se tornar acolhedora, protetora, dar garantias para a sociedade de que à frente de obras e empreendimentos está um profissional habilitado e reconhecido pelo Sistema Confea/Crea e Mútua”, disse ela.

O ciclo de palestras do período da manhã foi encerrado pelo gerente

Karlos Edwardo

do setor de Tecnologia de Informação do Crea-SE, Karlos Edwardo Xavier.  O profissional falou sobre o processo de implantação do Módulo Conselheiro, uma ferramenta que facilita o trabalho dos conselheiros permitindo acesso, a qualquer hora e lugar aos processos, reduzindo o uso de papel e, principalmente o tempo de avaliação e julgamento dos documentos que passam a ser tratados de forma virtual. “Estamos na fase de conclusão e a previsão é que no primeiro semestre deste ano passe a funcionar em sua plenitude”, afirma ele.

Ronaldo Patriota

No período da tarde, os trabalhos foram abertos pelo engenheiro civil, Ronaldo Patriota. O palestrante falou sobre a aplicação do Coach na liderança de equipe. De maneira interativa, fez uma reflexão sobre a essência e o propósito da liderança e coaching no desenvolvimento das pessoas e das organizações. Também discorreu sobre atitudes simples, mas que fazem a grande diferença na

Davi Martinotto

vida do líder e de seus liderados.

A programação do primeiro dia do Encontro de ServidoresConselheiros foi encerrada com a palestra do engenheiro agrônomo, Davi Martinotto que destacou o papel do conselheiro regional no Sistema Confea/Crea. “Trouxe para reflexão e discussão, a visão da responsabilidade pessoal do profissional ao assumir a função de conselheiro. À sua responsabilidade é grande, diante da sua atribuição de apreciar os assuntos inerentes à fiscalização e ao aprimoramento do exercício profissional, visando à defesa da sociedade, observando os princípios éticos, morais e legais, preservando as profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea, de forma justa e imparcial”, alerta Davi.