Crea-SE lança Programa Mulher com o compromisso de ampliar participação feminina no Sistema

No mês em que os olhares estão voltados à saúde das mulheres com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) lança o Programa Mulher. A ação é definida como um marco importante no processo de consolidação da política de Equidade de Gênero do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Integrantes do Programa Mulher do Crea-SE

O lançamento realizado de forma híbrida foi conduzido pelo vice-presidente do Crea-SE, Augusto Duarte Moreira, que no evento representou o presidente do Crea-SE, Jorge Roberto Silveira. O evento foi prestigiado virtualmente pelo presidente do Confea, Joel Krüger; diretoria do Crea-SE; Mútua; conselheiros e conselheiras,  representantes de entidades de classe e colaboradores do Conselho.

Vice-presidente do Crea-SE, Augusto Duarte

A proposta do Programa é trazer para discussão e reflexão questões que vão além do mercado de trabalho e salário. É o que afirma Augusto Duarte ao destacar que a iniciativa tem uma amplitude maior que passa por questões culturais que resultam em discriminação e violência física e psicológica contra a mulher. “O Programa Mulher passa a ser a ferramenta para atuarmos com ações e políticas que fortaleçam o respeito e a valorização da mulher dentro do Sistema e na sociedade”, reforça Duarte.

Presidente do Confea, Joel Krüger

Em sua fala, o presidente do Confea, Joel Krüger fez questão de enfatizar sua felicidade em testemunhar a implantação do Programa Mulher em mais um Crea e destacou a importância da ampliação do Programa em todo o Sistema. “O Programa nasceu da necessidade de formar não apenas um grupo de trabalho, mas de consolidar um programa permanente visando fomentar a participação da mulher nos Conselhos e Entidades de classe da Engenharia e Agronomia brasileira”, disse Joel ao parabenizar o Crea-SE pela iniciativa.

Para a conselheira Ana Carolinne Aragão o Programa Mulher se constitui em um espaço importante para discussão de políticas e projetos que busquem ampliar a participação feminina de forma protagonista em todas as esferas do sistema profissional.

Incentivar a participação feminina de forma protagonista dentro do Sistema Confea/Crea por meio de políticas e programas que sejam atrativos para as mulheres, bem como incentivar o registro profissional das engenheiras, agrônomas e profissionais das geociências após a sua formação acadêmica foi destacada pela vice- presidente da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), Elaine Santana. “Nesse processo é fundamental o apoio e a participação das entidades de classe. Essas instituições são a porta de entrada das mulheres no Sistema”, disse Elaine.

Palestra/Sorteios

O evento foi marcado pela palestra da Especialista em Hidrogeologia Aplicada e Mestre em Geociências – Geoquímica e Petrologia, a engenheira química, Simone Baia que falou sobre “As lutas por equidade de gênero na engenharia”. Na ocasião também foram sorteados dois cursos para os participantes inscritos.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.