Crea-SE entrega Carteiras de Autorização para Registro Profissional aos formandos de Engenharia de Produção da Fanese

O mercado sergipano ganhou novos profissionais de Engenharia de Produção. Na última quinta-feira (1/2), a Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE) formou 21 profissionais da área. No ato da colação de grau, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) fez a entrega de Carteiras de Autorização para Registro Profissional aos novos engenheiros, uma iniciativa que visa estreitar a relação entre o Conselho e a instituição de ensino e, principalmente atestar a autenticidade do diploma.

“A ação estabelece mais um mecanismo de controle para coibir o registro no Conselho a partir de diplomas falsos,

coord. do Curso de Engenharia de Produção, Alcides Araújo

reforça a vice-presidente do Crea-SE, a engenheira Civil Iara machado que fez a entrega da carteirinha aos formandos. Até então, somente após a colação de grau e com o certificado de conclusão de curso em mãos, é que os profissionais poderiam solicitar seu registro ao Crea-SE. A Carteira de Autorização facilita os trâmites para vinculação no Conselho e, ainda, assegura desconto no pagamento da taxa para abertura do registro. É o que explica Iara Machado ao ressaltar que esta agilidade em entregar o documento ao jovem profissional retrata a relação de proximidade com as instituições de ensino e o compromisso do Crea com os novos profissionais que chegam ao mercado de trabalho.

O coordenador do Curso de Engenharia de Produção, Alcides Araújo Filho, destacou que esta iniciativa busca fortalecer o Conselho de classe. “Em nossa profissão, o Crea é fundamental, além de defender os nossos direitos, fiscaliza a nossa ética profissional. Acreditamos que diante dessa aproximação, que é iniciada já na sala de aula com debates e palestras sobre a importância e o papel do Sistema Confea/Crea  tenhamos um Conselho cada vez mais forte”, pontuou.

Mercado de Trabalho.                                 confira fotos do evento

O profissional de engenharia de produção tem muitas possibilidades de atuação em sua carreira, devido ao caráter multidisciplinar da sua formação. A base do curso, além de cálculo e física, é bastante direcionada para gestão e processos. Com isso, as oportunidades são multiplicadas, não limitando-se apenas à indústria.

O Engenheiro de Produção  pode trabalhar diretamente com os sistemas de produção em fábricas, buscando formas de aperfeiçoar os processos, reduzir custos, aumentar a produtividade e garantir qualidade do trabalho. Além disso, prestadoras de serviços, lojas, setor de finanças e saúde, entre outros, oferecem boas oportunidades para o engenheiro de produção. Grandes perspectivas também têm se mostrado na área de logística, a qual é estratégica dentro das empresas e precisa de profissionais com o perfil técnico e com habilidades de gestão.

Texto e fotos: Iris Valéria de Azevedo