Crea-SE e Energisa estreitam parceria para garantir qualidade na elaboração e execução de projetos de instalação elétrica

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), Arício Resende Silva foi recebido na última quarta-feira ( 2) pela direção da Energisa ( Distribuidora de Energia  de Sergipe ) para discutir a formalização do Termo de Cooperação Técnica a ser firmado entre as duas instituições. O convênio tem por objetivo o controle das atividades profissionais que envolvam autorização e/ou liberação da distribuidora de energia para execução de serviços realizados em feiras livres, eventos públicos e construções que exijam carga acima de 100 Amperes.

A parceria tem como principal foco, a segurança. “É importante lembrar que a instalação elétrica deve seguir as normas técnicas. Por isso, é fundamental que este serviço seja feito por um profissional capacitado. Instalações inadequadas aumentam significativamente o risco e a ocorrência de incêndio”, alerta o presidente do Crea-SE ao ressaltar que  dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade mostram que em 2017 foram registradas 1.387 mortes por acidentes de origem elétrica. Desse total foram 421 incêndios causados por curtos-circuitos, resultando em 30 vítimas fatais.

Atribuição exclusiva de engenheiros

diretor-presidente da Energisa, Ricardo José Charbel

O diretor-presidente da Energisa, Ricardo José Charbel destacou a importância da parceria. “É salutar estreitar essa relação, principalmente por estar em jogo à segurança e a qualidade dos serviços prestados a população”, disse ele ao ressaltar que as normas internas da empresa exigem que o responsável técnico para elaboração e execução de projetos de instalação elétrica de baixa tensão seja um profissional habilitado junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe. Medida que tem por base decisão judicial que assegura exclusivamente aos engenheiros eletricistas o direito de realizar tais serviços”, reforça Charbel.

A reunião realizada na sede da Energisa contou também com a participação do diretor técnico e comercial da Distribuidora de Energia, Juliano Ferraz de Paula, o presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas de Sergipe (ABEE-SE), Alexsandro Meireles Menezes e a assessora de Política Institucional do Crea-SE, Ruskaja Sandrin.