Crea-SE destaca importância dos temas que pautaram reunião do Fórum Nordeste de Presidentes de Creas

A análise da emissão de auto de infração; a fiscalização na emissão dos atestados para CATs; a possibilidade das empresas suspenderem os registros provisoriamente e o procedimento para viabilizar a emissão de ARTS para prefeituras com a redução de burocracia. Estes foram os principais assuntos da pauta do Fórum Nordeste de Presidentes de Creas, realizado nesta sexta-feira (3/5), em Salvador (BA).

A reunião contou com a participação de lideranças dos Conselhos Regionais da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão e Piauí.  Para o presidente do Crea-SE, engenheiro agrônomo, Arício Resende Silva, o Fórum foi  rico em conteúdo ao trazer para debate importantes temas de interesse dos profissionais do Sistema Confea/Crea e da sociedade.

Pela manhã, representantes da Associação Nacional dos Engenheiros e Arquitetos da Caixa Econômica Federal (ANEAC) participaram da

Pres. do Crea-SE, Arício Resende

reunião para apresentar a situação da PEC 048/2019, que trata a respeito do trâmite dos recursos de emendas para prefeituras e estados.  Foram debatidos ainda os registros de profissionais formados em cursos EAD e questões administrativas dos CREAS, com o objetivo de alinhar um entendimento que melhore a gestão dos Conselhos e a relação com os profissionais e com a sociedade.

Pela tarde, os presidentes visitaram as dependências do SENAI CIMATEC e aproveitaram para conhecer laboratórios e os supercomputadores que são utilizados pela instituição e estão entre os mais desenvolvidos do país. “Fizemos a reunião no CIMATEC para aproveitar a oportunidade e mostrar a boa engenharia que é desenvolvida aqui. Como Conselhos Profissionais, temos que unir procedimentos e tecnologia para sermos facilitadores do desenvolvimento das áreas de engenharia, agronomia e geociências com competência e ética”, disse o presidente do Crea-BA e Coordenador do Fórum Nordeste de Presidentes de Creas, engenheiro civil Luis Edmundo Campos.

Para a Coordenadora Adjunta do Fórum Nordeste, engenheira civil Ana Adalgisa Dias, o encontro foi proveitoso pelo dinamismo da pauta trazendo a possibilidade de discutir assuntos convergentes entre os Creas. “Destaco a participação da ANEAC sobre a PEC 048/2019. Precisamos atuar junto aos parlamentares sobre o assunto e alertar a sociedade sobre o impacto do tema”, completou.

Fonte: C/informações do Crea-BA

Print Friendly

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *