Crea-SE cobra mais segurança na área do Centro Administrativo Governador Augusto Franco

Arício Resende, presidente do CREA-SE

Medo e apreensão são sentimentos comuns entre as pessoas que trabalham e circulam na região do Centro Administrativo Governador Augusto gallery_big_7d8e835810e0b7dcdf9beb0972877e67Franco, no bairro Capucho, zona oeste de Aracaju.  A falta de policiamento somada à precária iluminação pública e ao matagal que toma conta do lugar são fatores que contribuem para os constantes assaltos na área. É o que afirma o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), engenheiro agrônomo Arício Resende.  Nesta terça-feira (30/6) o próprio Conselho foi alvo da ação de bandidos.

Dois homens armados invadiram o estacionamento do Crea no fim do expediente com o objetivo de pegar a arma do vigilante que reagiu a empreitada dos assaltantes. Houve troca de tiros. No momento nove pessoas estavam na sede do Conselho finalizando algumas atividades. Todas se trancaram em salas para se proteger dos disparos, onde permaneceram por cerca de 40 minutos até a chegada da polícia. O vigilante conseguiu sair do local e buscou ajuda em um prédio vizinho. Ninguém saiu ferido e nada foi levado.

Plano de Segurança

Para garantir a segurança dos funcionários, o presidente do Crea afirma que vai  reforçar o plano de segurança interna com a execução de algumas novas medidas. “A qualidade de vida no ambiente de trabalho passa, principalmente pela segurança. É uma preocupação que tenho”, disse Arício Resende. Além das medidas internas, o presidente do Crea ressalta à necessidade urgente de providências diante da falta de segurança existente no Centro Administrativo.

“Vou encaminhar ofício a Secretaria de Segurança Pública solicitando mais policiamento na área. Também vou encaminhar ao Governo medidas no sentido de melhorar as condições do Centro Administrativo. Não há iluminação pública. A escuridão favorece a ação dos bandidos. O matagal também é um aliado dos criminosos. É preciso cuidar melhor dessa área”, opina o engenheiro agrônomo.

Arício Resende lembra que o Centro Administrativo Governador Augusto Franco foi construído na década de 70 e que hoje abriga vários órgãos públicos e prédios. Fazem parte do Centro, o Terminal Rodoviário José Rollemberg Leite, Secretaria da Fazenda, Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), Centro de Referência da Mulher,  Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), Complexo de Operações Especiais da Polícia Civil (Cope), Tribunal de Contas do Estado (TCE), sede da Justiça Federal de Sergipe, Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, Tribunal de Contas da União, Tribunal Regional do Trabalho, Fórum Gumercindo Bessa; o Ministério Público Estadual, SergipeTec e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE)